A Prefeitura de Contagem realiza a sondagem mecânica na rede de drenagem da rua Canafístula, esquina com a rua José Barra do Nascimento, na Vila Marimbondo. A recuperação tende a sanar o problema de alagamento que perdura a anos na região. O trecho contará com a renovação das caixas de tubulação que estavam obstruídas e a instalação da extensão do sistema de drenagem.
A operação fará a troca das bocas de lobo do local e recuperará a rede em estimados 40 metros de extensão. Haverão três caixas de contenção para aumentar a capacidade de drenagem ao longo da rua e contará também, com a restauração da escada de passagem de pedestres. A expectativa é que os trabalhos durem por mais 15 dias e que a melhoria traga mais tranquilidade no período chuvoso.
A verificação do terreno foi realizada através do auxílio de um robô, cedido pela Copasa, que pôde identificar que as caixas de contenção da água pluvial estavam danificadas com a obstrução e acometendo um processo erosivo. “A demanda continuará se for identificado outros danos e necessidades na rede, até que o problema seja sanado por completo. A recomposição no momento pode trazer alguns transtornos, mas que serão sanados no fim da intervenção e o nosso intuito é que não haja novos problemas na região”, disse Evandra Laine, engenheira da Subsecretaria de Manutenção.
A intervenção é realizada pela Subsecretaria de Manutenção, e busca recuperar todo o sistema drenante danificado ao longo dos anos e que trazia prejuízos no período de chuva intensa. A atenção no local deve ser redobrada pelo curto espaço de passagem de veículos, com recuo de cerca de 4 metros e, se possível, evitar o trânsito no trecho para maior segurança dos motoristas e dos operadores.