A Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem - Transcon, vem realizando uma série de blitze na rua Padre José Maria de Man, no bairro Monte Castelo. A ação está sendo realizada em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG e tem caráter educativo, podendo evoluir para punitivo conforme a situação presenciada.
A atividade é voltada para coibir o tráfego de caminhões acima de dois eixos e carretas, no trecho entre as ruas Colúmbia e Rio Comprido. A região já possui sinalização restringindo a passagem de veículos pesados, devido ao risco identificado pela Defesa Civil acerca dos problemas estruturais e de mobilidade existentes no bairro Monte Castelo.
O tráfego de veículos descumprindo com a restrição pode intensificar as trepidações de imóveis e agravar as trincas e rachaduras das residências que já estão afetadas. Diante disto, a Transcon vem realizando o monitoramento e a fiscalização dos acessos à referida via, coibindo o tráfego dos veículos restritos.
A Diretora de Operações de Trânsito da Transcon, Mariele Marília, chamou a atenção para a importância do cumprimento das leis de trânsito. “O respeito à sinalização e às normas de trânsito são fundamentais para elevar a segurança viária, uma vez que se evitarmos o antecedente (a infração de trânsito) poderemos evitar o consequente (aumento das trincas e rachaduras nos imóveis)”.
Os motoristas que descumprirem com a sinalização cometem infração prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). A penalidade a ser aplicada é uma multa por infração média no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, e pode ser feita sem abordagem ao condutor.