Nesta terça-feira nublada (27/9), prenúncio da chegada de mais um período chuvoso, a Prefeitura lançou a campanha educativa “Contagem se prepara para as chuvas” e, concomitante, aprovou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil - Plancon 2022/2023, numa demonstração de que o município está preparado e organizado para enfrentar as precipitações. A ideia é que os dois instrumentos norteiem as ações e possibilitem orientar e tranquilizar a população.
Presente ao lançamento, a prefeita Marília Campos destacou as obras estruturais de contenção, a mobilização de moradores de áreas de risco e as ações preventivas, como limpeza e desobstrução dos cursos d'água que estão sendo realizadas no município. “A expectativa é de que tenhamos cada vez menos tragédias relacionadas às chuvas, em função do trabalho que estamos executando. Embora os desafios ainda existam e sejam muitos, eu diria que Contagem está mais capacitada, integrada e mobilizada para enfrentar as chuvas, que são abençoadas e necessárias para aliviar a seca”, salientou.
Marília mencionou também os investimentos feitos em sua gestão. “Cerca de R$20 milhões estão sendo empregados em obras de contenção, especialmente na região de Nova Contagem”. Em seguida, ela assinou o plano Plancon-2022, juntamente com o vice-prefeito Ricardo Faria e a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França; autorizando sua implementação e marcando o início da campanha.
Plancon 2022/2023
De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes, o plano de contingência é um documento instrutivo aplicado à gestão de riscos e respostas aos desastres socioambientais que possam ocorrer no município de Contagem.
Este documento estabelece os procedimentos que cada secretaria municipal, regional administrativa e instituições envolvidas, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, precisam adotar. Nele estão contidos, além das atribuições de cada órgão, dados relacionados ao monitoramento, ações de socorro, avisos, alertas, ajuda comunitária e reabilitação de cenários.
“Esse plano nos leva a pensar que é possível gerenciar eventos catastróficos. É a partir dele que nos preparamos e conseguimos reduzir o grau, tanto dos riscos quanto da repetição de catástrofes. Atualmente, estamos com índices de salvamento cada dia melhores. Há um ano e meio não contabilizamos nenhum óbito. Isso é planejamento, isso é trabalho, isso é garantir a vida dentro de um município com riscos altos”, pontuou a subsecretária
Campanha educativa
A campanha “Contagem se prepara para as chuvas” será dividida em três fases e terá o objetivo de informar, orientar e educar a população para que os prejuízos e os riscos ocasionados pelas chuvas sejam os menores possíveis. De acordo com o coordenador de publicidade da Prefeitura, Wanderson Magalhães, a campanha vai publicizar as ações preventivas executadas ao longo do ano, que envolvem desde obras de contenção e drenagem até a limpeza de córregos e bocas de lobo, bem como ações de socorro, assistenciais e reparadoras, tendo inclusive como foco a alfabetização do risco.
“Entendemos que a comunicação tem um papel fundamental neste momento, que é o de orientar e tranquilizar a população, dando visibilidade, inclusive, às ações e aos esforços executados pela Prefeitura, desde o início deste governo, para mitigar os riscos e evitar tragédias. Pretendemos também, por meio de uma série de materiais de divulgação, conscientizar e alertar a população para que ela saiba como agir durante o período, sobretudo em casos de emergência”, destacou Magalhães.
A campanha contará cartazes, flyers, vídeos, posts nas redes sociais, além de um hotsite que reunirá todos os materiais informativos e educativos. Acesse e acompanhe: http://portalpmc.contagem.mg.gov.br/chuvas/
No lançamento do Plancon e da campanha, além de representantes da comunidade, também estavam presentes o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, e o vereador Alex Chiodi, entre outras autoridades.