Dia após dia, as obras de implementação da av. Maracanã (extensão da av. Carmelita Drummond Diniz), na Sede, avançam, com várias frentes de trabalho em plena operação. Este é o maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso no município e vai transformar o tráfego e a integração da cidade e região metropolitana. As obras do complexo da av. Maracanã são realizadas com recursos municipais no valor de R$302 milhões, financiados junto a Caixa Econômica Federal.
Atualmente, quatro frentes de trabalho estão em desenvolvimento de forma simultânea. A construção da galeria 1, na altura da av. Albert Schwaitzer com av.Carmelita Drummond Diniz, segue cumprindo o cronograma traçado. A galeria 2 (no trecho da rua Francisco Almeida Melo, 837), também está em execução, com avanços perceptíveis. Neste ponto, haverá, em breve, a recomposição da via que cedeu durante o período de chuvas em 2020, assim que as adequações da adutora da Copasa estiverem concluídas. A etapa de edificação do segundo canal tem sido intensificada para que o volume de água seja melhor suportado quando a época de chuva iniciar, garantindo, assim, a segurança dos moradores da região contra enchentes.
Os trabalhos de movimento de terra no trecho que vai da rua Felisbino Pinto Monteiro até a LMG-808, e a fundação da ponte que será implantada na av. Dulce Geralda Diniz, além de obras de drenagem e esgotamento sanitário, também estão sendo realizados. Na sequência, serão feitas as etapas de infraestrutura, com montagem de blocos, vigas e pilares, que servirão de base para a construção do elevado na avenida e do viaduto sobre a LMG-808.
Até o momento, as obras de saneamento que envolvem a implantação do complexo da av. Maracanã já ultrapassaram 7% de conclusão, e as obras de mobilidade alcançaram 5% do projetado. A expectativa é que a nova avenida seja entregue no segundo semestre de 2024.
Sobre o projeto
O pacote de obras do complexo inclui a execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma de cada lado exclusiva para ônibus; uma ciclovia; um viaduto sobre a Rodovia LMG-808; cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água, sendo uma localizada no início da avenida Maracanã com rua Albert Schwaitzer. A outra no ponto onde o córrego deixa o leito da via para sua continuação no leito natural e 3,3 km de galerias de macrodrenagem.
Haverá, ainda, a execução de 3,5 km de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro, que solucionará os problemas de enchentes em períodos chuvosos; a implementação de um parque linear ao longo do leito do córrego e uma área verde gramada e reflorestada nos canteiros, priorizando a sustentabilidade ambiental no município.
Serão realizados também 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais implantadas; 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo, melhorando as condições sanitárias dos cidadãos; além de iluminação pública em LED por toda a via.
Os moradores que necessitarem de orientações a respeito dos processos de desapropriação ou esclarecer outras dúvidas podem entrar em contato com o Plantão Social da Obra pelo telefone (31) 99550-7925, ou presencialmente, na av. Che Guevara, 327, bairro Olinda, de segunda a sexta, das 8h às 17h.