A Prefeitura de Contagem realizou o seminário “O papel da educação e o mercado de trabalho para a pessoa com deficiência e reabilitados”. O objetivo foi mobilizar discussões e troca de experiências de práticas inclusivas, evidenciando a inclusão como potencial para resultados em grande escala, desde a educação, sala de aula, mercado de trabalho e no dia a dia, valorizando as diferenças.
A ação integrou a programação de atividades desenvolvidas durante a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e contou com a presença de conselheiros e militantes da causa da pessoa com deficiência.
O vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, esteve no seminário e reafirmou o compromisso da gestão com as políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência. “Hoje é um dia muito importante e simbólico, pois comemoramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em Contagem, temos uma rede de proteção, com o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira - CER IV, um equipamento completo que atende os serviços de reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências; o Programa Sem Limite que realiza o translado gratuito de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida do município para escolas e tratamentos médicos, garantindo o direito de ir e vir. Sabemos que avançamos muito nessa temática, mas existe ainda uma longa caminhada e vários desafios que precisamos vencer”.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade para propor uma reflexão conjunta e construir possibilidades de romper as barreiras. “Esse seminário integra a Semana da Pessoa com Deficiência, que é um esforço coletivo que agreda o poder público, o conselho municipal e a sociedade civil organizada. É um momento em que nós, as pessoas com deficiência, temos a oportunidade de fazer valer o nosso debate com toda a sociedade. Essa semana diz sobre nossa identidade e nossa luta, que também é diária nos espaços que ocupamos”.
Advogada e pós-graduada em Ciências Criminais e Política Pública, a palestrante Ana Lúcia de Oliveira falou sobre a evolução da Lei de Cotas, expondo o caminho trilhado, dificuldades, desafios e as perceptivas da inclusão das pessoas com deficiência e reabilitados.
Na sequência, a psicóloga Terezinha Guilhermina, que é atleta detentora de oito medalhas em jogos paralímpicos e deficiente visual, falou sobre o mercado de trabalho para a pessoa com deficiência.
O seminário também contou com uma roda de conversa com o tema “Moldando Líderes inclusivos para o século XXI”, com a pedagoga e especialista em inclusão da diversidade e gestão escolar, coordenadora de educação das tecnologias inclusivas, Juliana Rezende Gaudêncio e com os representantes do Senac, Bruno da Silva Paula e Renata Cristina Gomes Batista.
A realização do seminário foi coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Senac.
Participação na Câmara Municipal
Durante a “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência”, os representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), ocuparam a Tribuna Livre durante a 31ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Contagem, o objetivo foi falar da trajetória e das pautas do movimento da Pessoa com Deficiência no município.
Integrante do CMDPCD e diretora da Associação Eldorado de Apoio à Vida – Espaço Inclusão, Ermelinda Pereira de Menezes, agradeceu o apoio e a luta em conjunta dos conselheiros, das secretarias municipais e do legislativo da cidade, relembrando a união e o apoio recebido para que o Espaço Inclusão pudesse retornar os atendimentos, após dois anos fechado em razão da pandemia.
Também discursou na Tribuna Livre o vice-presidente do CMDPCD e diretor da Associação dos Deficientes de Contagem, Cléber Gomes de Figueiredo. Ele ressaltou os avanços alcançados e destacou os desafios do movimento da luta pelos direitos da pessoa com deficiência.
Seminário “O papel da educação e o mercado de trabalho para a pessoa com deficiência e reabilitados”
A Semana da pessoa com deficiência vai até sábado (24/09). A programação é aberta ao público, e os interessados poderão participar de palestras, seminários e roda de conversa.
23 de setembro (sexta-feira)
- Palestras:
• A Política de Educação Inclusiva em Contagem (palestrante: Geiza Gláucia Zeferino – professora do Atendimento Educacional Especializado da Sala de Recurso Multifuncional da Escola Municipal Eli Horta)
• Relato de experiência em Tecnologia Assistiva em Sala de Recurso Multifuncional (Palestrante: Shirley Piedade Ferreira – Professora do Atendimento Especializado da Sala de Recursos da Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade – Laguna)
Local: Youtube da Secretaria Municipal de Educação de Contagem Link:https://www.youtube.com/watch?v=JM7HheikNeM
Horário: 9h às 11h
- Comunidade Surdocega: Desafios versus conquistas (palestrante Ernesto Bento e Silva - pedagogo, licenciado em Letras Libras)
Local: Associação dos Surdos de Contagem (rua Riso do Prado, 198, Eldorado). Horário: 19h
24 de setembro (sábado)
Lazer no Parque
Atrações: Capoeira e Percussão PCD; dança em cadeira de rodas; brinquedos inclusivos; tenda informativa do Cras e Creas e barracas da Economia Solidária.
Local: Parque Ecológico do Eldorado (rua: Paineiras, 1722 – Eldorado)
Horário: 9h às 11h
19 a 24 de setembro
Exposição de fotos - “Resiliência - O mundo do trabalho PCD"
• 8h às 17h - Sine Contagem (rua Coronel João Camargos, 56 - Centro)
• 10h às 18h - Sine Shopping Contagem (av. Severino Ballesteros, 850 - Cabral)
Clique aqui e confira as fotos.