Cerca de 49 empresas parceiras, mais de 120 vagas de emprego ofertadas e 60 candidatos com deficiência e reabilitados do INSS presentes marcaram o evento de empregabilidade e inclusão promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar. A ação que faz parte da “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência” foi sucesso na última quarta-feira (21/09), na sede do Sine e na unidade do Shopping Contagem.
Das empresas participantes, 16 estiveram presentes com seus representantes no dia da ação, sendo oito em cada turno. As vagas ofertadas eram para diversas funções e escolaridade, que possibilitam a inserção da população no mercado de trabalho. “Devido ao espaço e a agenda dos representantes, não foi possível que todas empresas estivessem presentes”, explicou a superintendente do Sine, Alessandra Lopes.
“Ficamos felizes com o resultado desse evento, principalmente porque os candidatos tiveram a opção de serem entrevistados nas empresas que estavam presentes. Isso permitiu a eles maior chance de serem recolocados no mercado de trabalho formal, facilitando sua condição de mobilidade, ou seja, não precisaram deslocar para passar por entrevistas em diversos locais”, ressaltou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.
A representante da empresa Patrus Transportes, consultora interna de Recursos Humanos, Débora Winter, compartilhou o sentimento de participar do Dia D. “Percebemos que a população participante foi de encontro com as necessidades da empresa, gerando a inclusão contínua dos trabalhadores. Entrevistamos 15 candidatos, que iniciaram o processo seletivo. O próximo passo será a entrevista com a liderança e uma avaliação técnica para que então possamos chegar à finalização do processo com os finalistas”.
Lucas Alejandro, morador do bairro Alvorada, disse que está com esperança de ser contratado. “Peguei três cartas de encaminhamento, sendo uma para o cargo de porteiro, auxiliar de limpeza e auxiliar de almoxarifado”. O contagense, que tem deficiência intelectual, elogiou a iniciativa da Prefeitura. "Gostei muito desse dia, pois as pessoas que estão em busca de emprego, têm mais chances de começar a trabalhar”.
O evento também contou com apoio do Centro de Atendimento e Inclusão Social - Cais, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A Associação dos Surdos de Contagem também foi fundamental para o acontecimento da ação, disponibilizando um intérprete de Libras, que auxiliou na comunicação das pessoas com deficiência auditiva.
Continuidade do Dia D da empregabilidade
Com o sucesso alcançado, as empresas sugeriram que o Sine realize a atividade com mais periodicidade. “As instituições ficaram muito satisfeitas e propuseram que o Sine faça essa ação com mais frequência, já que, até o momento, é somente uma vez ao ano. Em função dessa solicitação, a equipe decidiu realizar o Dia D uma vez por mês, sempre na última sexta feira do mês, a partir de outubro”, explicou a superintendente.
Clique e confira a galeria de fotos.