O Inova Parque, importante empreendimento privado do município de Contagem, fez seu lançamento oficial na manhã dessa sexta-feira (8). A prefeita Marília Campos, acompanhada do seu vice, Ricardo Faria, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, participou da solenidade, que aconteceu no local da construção, um terreno de 320 mil metros quadrados localizado no cruzamento da Avenida João César de Oliveira e da Via Expressa.
O Inova Parque terá uma área total de construção de 170 mil m². Nesse espaço, será construída uma town center com lojas, restaurantes e espaços de lazer; também serão edificadas torres comerciais, com salas, lajes corporativas, escola, hospital e um hotel. Do mesmo modo está prevista a instalação de um atacarejo (comércio que une características das duas mais conhecidas e tradicionais formas de comercialização, atacado e varejo), big boxes e 2 mil apartamentos residenciais.
O espaço será dotado de praças, espaços de convivência, pista de corrida, pista de bike, cinema um centro de feiras e eventos e a construção de uma roda gigante com cabines, que será a maior do Estado, tendo mais de 60 metros de altura – o que fará dela um importante ponto turístico da cidade.
Ambientalmente sustentável, o projeto se destaca pelo plantio de 1.200 árvores, que integram seu plano arquitetônico. Terá também uma estação de geração de energia fotovoltaica e uma fazendinha urbana para as crianças.
O tempo de conclusão de todo o projeto é de seis anos, com a 1ª fase concluída já em 2024 – o que compreende a conclusão das lojas do varejo e a roda gigante. Ao todo serão investidos mais de R$ 1,3 bilhão.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou que o Inova Parque vai ao encontro da diretriz da gestão, de priorizar empreendimentos inclusivos social e economicamente, além de ambientalmente sustentáveis. “Também é um projeto que se articula com o caráter metropolitano da cidade, cujas principais soluções se dão conjuntamente as cidades vizinhas. Da mesma forma que os nossos cidadãos são metropolitanos, estando, sem sua maioria, em trânsito permanente com outros municípios”.
A empresa proprietária e empreendedora do Inova Parque é a Econ Participações S.A, que tem como seus diretores Teodomiro Diniz Camargos, Alexandre Steuble e Marcelo Baltazar.
Teodomiro Diniz falou da sua relação com o município. “É muito importante para mim contribuir com o desenvolvimento de Contagem. Minha família tem laços históricos com a cidade, que remontam o ano de 1738, quando nosso patriarca chegou e aqui cravou nossas raízes. Contagem também foi onde tive meu primeiro emprego”, disse.
O Inova Parque vai mesclar conceitos modernos de desenvolvimento urbano com traços próprios da identidade do município. “Contagem é a cidade das jabuticabas, fruta que era muito comum nos seus casarões. O empreendimento terá muitas jabuticabeiras, nesse esforço de manter vivos esses elementos da nossa história”, explicou Teodomiro.
Na avaliação de Teodomiro, Contagem tem um déficit de urbanismo qualificado. “Nesse sentido, o Inova Parque inaugurará um novo momento urbanístico da cidade, na medida em que estimulará esse padrão para os próximos empreendimentos que venham a se instalar na cidade”.
Eduardo Gribel, da Everest Empreendimentos, é o responsável pelo desenvolvimento do projeto. Ele explicou que o Inova Parque acompanha uma tendência de empreendimentos norte-americanos, que subvertem o formato tradicional de uma caixa fechada dos shoppings centers, transformando-os numa espécie de shopping aberto. “A evolução do shopping aberto se inicia com a ocupação dessa oferta de serviços e, num segundo momento, vêm as habitações, completando esse mixed use”.
Gribel explicou que esse conceito já é adotado no Brasil, mas em um número reduzidíssimo de empreendimentos. “O mais antigo nesse sentido é o Cidade Jardim, em São Paulo. Empreendimento de alto luxo. O que queremos, abusando da síntese, é oferecer um bairro onde tudo se resolve no seu interior”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, destacou o caráter socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável do Inova Parque. “Diferentemente de outros grandes empreendimentos com o mesmo elevado padrão de desenvolvimento, que cercam e restringem o acesso, o Inova Parque garante que toda a cidade possa acessá-lo. Tem espaços projetados nesse sentido”.
Vilela concluiu destacando os inúmeros ganhos com a implementação do empreendimento. “Apenas as obras vão gerar 3 mil empregos diretos e 7,5 mil empregos indiretos. Após a inauguração, em plena operação, serão gerados 7 mil empregos diretos e 11 mil empregos indiretos. Com tudo isso, a expectativa é que o Inova Parque recolha, anualmente, aproximadamente R$ 66 milhões em impostos municipais, estaduais e federais”.