Para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho, representantes da sociedade civil, entre eles integrantes do Conselho Municipal dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais – COMDLGBT, se reuniram no domingo (19/06), no Parque Ecológico Eldorado. O dia no parque contou a presença de mais de 50 pessoas, que puderam assistir as performances artísticas de Yara, Dudah Fontineli, Scarlla Veigr, Nickary Aycker, Cristal, Priscila Klum, além das apresentações do DJ Edy e das cantoras Rafa e Dani.
O superintendente de Defesa dos Direitos Humanos e da Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Leonardo Lacerda, lembrou da importância da data. “Celebrar o mês de junho é essencial para dar visibilidade à nossa causa. O dia no Parque Ecológico Eldorado teve como objetivo debater as nossas pautas, além de promover uma conscientização coletiva sobre nossa luta diária pelos nossos direitos, também um dia para reafirmarmos que todos e todas podem e devem ocupar os espaços públicos”, ressaltou.
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
A data ficou conhecida como um dia que marca a luta pelos direitos de pessoas LGBTQIA+ de todo o mundo. Foi em 28 de junho de 1969 que ativistas da causa entraram em confronto com a polícia no StoneWall-Inn, um bar que funcionava na cidade de Nova York. Desde então, a data continua realizando ações e atividades de conscientização e enfrentamento à discriminação.