A Controladoria-Geral de Contagem realizou nesta quinta-feira (23/06), mais uma edição do Programa “Corregedoria Itinerante”, que está sendo retomado nesta gestão. A ação aconteceu na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, no bairro Inconfidentes, reunindo cerca de 250 diretores das escolas municipais, gestores e servidores públicos municipais.
As palestras foram conduzidas pela corregedora-geral, Katia Gorete Lima, e pelos presidentes de Comissão Disciplinar, Herbert Costa Reis e Samuel Miranda Júnior.
Segundo a controladora-geral, Nicolle Bleme, o objetivo do programa é informar e orientar aos servidores quanto à sua conduta profissional no dia a dia, visando trabalhar os conceitos de ética, qualidade e eficiência.
“A Controladoria-Geral vem, a exemplo de outros órgãos de controle, adotando um viés preventivo em sua atuação. Neste contexto, vamos intensificar o programa Corregedoria itinerante, que visa fomentar nos servidores uma conduta ética e íntegra no ambiente de trabalho”, afirma.
“Nós começamos na Educação pela possibilidade de disseminação de orientações corretivas e pelo alinhamento com a demanda da própria Secretaria de Educação – Seduc”, explica.
A corregedora-geral, Kátia Gorete Lima, reitera a importância da escolha dos dirigentes escolares. “Por ocuparem um cargo de gestão na Educação é imprescindível que estes servidores estejam cientes da legislação disciplinar”, disse.
Corregedoria Itinerante
O Programa Corregedoria Itinerante foi criado por meio do Decreto 1414/2010, com o objetivo de fomentar a consciência disciplinar e a ética no exercício da função pública, nos órgãos e entidades da Administração Municipal de Contagem. O programa atua com um viés preventivo, se empenhando na informação e formação do servidor.