A Prefeitura de Contagem iniciou, na semana passada, o Projeto “Caminho das Águas”. Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, que visa desassorear e recuperar os leitos dos córregos de todo o município durante o período de estiagem.
O objetivo é reduzir os transtornos causados por alagamentos em épocas de cheias, assegurar o fornecimento de água aos cidadãos de Contagem, além de preservar e garantir a manutenção do meio ambiente. Os primeiros córregos atendidos pela ação foram os da rua Dama da Noite, no bairro Chácaras Novo Horizonte; e da rua Tiradentes, ambos na região Nacional.
O subsecretário de Manutenção, Leonardo Lopes, falou sobre o planejamento que começou a ser colocado em prática, com expectativa de ser concluído antes do próximo período chuvoso. “Estamos trabalhando com base em um cronograma estabelecido no ano passado. Planejamos continuar com este projeto durante quatro meses e calculamos que iremos desassorear cerca de 30 córregos até o fim deste ano”, projetou.
Além dos 30 córregos que vão ser desassoreados e recuperados neste ano, outros 80 foram listados e também receberão serviços de dragagem. O trabalho realizado se baseia em estudos que determinaram os pontos que vão receber as intervenções e os diferentes métodos (mecanizado ou manual), que serão utilizados em cada local, considerando a natureza de cada córrego.
O trabalho preventivo realizado em 2021, com mais de 30 córregos desassoreados, trouxe importantes resultados para o município, já que Contagem não viveu situações drásticas no último período de chuva, como lembrou o superintendente de fiscalização da Semad, Eric Machado. “Esse trabalho realizado de forma preventiva tem trazido grandes resultados para Contagem. Nossa cidade foi uma das únicas do Estado que não teve problemas mais graves com inundação e alagamentos no último período chuvoso”, pontuou.
Outros córregos que já passaram pelo processo de limpeza e recuperação desde o início do programa foram os da av. Nacional, bairro Nacional; da rua Curuá, bairro Xangri-lá; e da rua Palmeiras, no bairro Bom Jesus.