O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado ontem (31/5), tem o objetivo de promover a conscientização da população sobre as doenças relacionadas ao tabagismo. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde - OMS, e as atividades deste ano têm como tema “Tabaco: Ameaça ao Meio Ambiente”.
Além de alertar sobre os danos que o uso do tabaco causa na saúde pulmonar, como doenças respiratórias crônicas e câncer de pulmão, este ano, a data também reforça o impacto ambiental causado pela produção do tabaco.
Para fortalecer ainda mais o Programa de Cessação do Uso do Tabaco em Contagem, entre os dias 10 e 14 de junho, será realizada uma capacitação para cerca de 100 profissionais de saúde do município.
Segundo a referência técnica do Núcleo de Promoção à Saúde e Equidade, Handula Janine, a capacitação será ofertada para garantir equipe treinada para dar suporte aos usuários que desejam parar de fumar, por meio de grupos e apoio medicamentoso. “Nesse espaço o usuário tem a garantia de proteção e acompanhamento para seguir alcançando seu objetivo. Isso traz benefício para qualidade de vida, desenvolvimento das relações do indivíduo, promoção da saúde e também para transformação do nosso meio ambiente”, destacou.
Segundo ela, ainda vivenciamos os efeitos negativos da pandemia da Covid-19. Desta forma, é uma oportunidade para modificar hábitos que prejudicam a saúde como o uso do tabaco. “É importante que a gente trabalhe na conscientização do impacto ambiental, bem como na vida do indivíduo. Os usuários precisam de um apoio, porque o uso do cigarro traz uma relação de dependência”, ressaltou.
Em Contagem, o sistema de saúde trabalha com o Padrão Ouro do Ministério da Saúde, que é a orientação do Programa de Cessação do Uso do Tabaco pelo Instituto Nacional de Câncer - Inca. Nesse sentido, há núcleos estruturados, por território, no município, onde os usuários podem se inscrever, e a partir daí, começam o processo de acompanhamento por uma equipe treinada.
Os interessados em participar do Programa de Cessação do Uso do Tabaco no município devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência.