Um dos maiores operadores logísticos do Brasil, a Tora Transportes comemorou 50 anos de existência na última terça-feira (24/5). Para marcar a data, uma solenidade festiva foi realizada no Centro Cultural Unimed-BH Minas e contou com a apresentação do espetáculo “Parabelo'', do Grupo Corpo – uma das mais importantes e renomadas companhias de dança contemporânea de Minas Gerais, com reconhecimento nacional e internacional. A empresa tem sede em Contagem desde sua fundação, em 1972.
A prefeita Marília Campos destacou a importância do grupo para o município. “A história da Tora se confunde com o desenvolvimento econômico de Contagem. Dada a sua expressão como empresa, também não é por acaso que esta solenidade tenha a presença de várias lideranças políticas e empresariais de todas as regiões de Minas Gerais. É uma empresa cuja atuação contribui com toda a cadeia econômica mineira”.
O fundador da Tora e presidente do Conselho de Administração, Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, falou dos desafios do grupo em meio século de existência e relembrou o primeiro contrato celebrado pela empresa. “Tudo começou com o contrato com a antiga Belgo Mineira, hoje ArcellorMittal, que confiou no nosso projeto e assinou conosco o nosso primeiro contrato. Ainda hoje mantemos essa parceria”.
Desde então, a empresa não parou de crescer. Hoje a Tora Transportes tem 65 filiais no Brasil e no Mercosul, mais de 400 caminhões de frota própria, 2000 carretas, terminais multimodais e três Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) – opção para o desembaraço de mercadorias em recintos localizados em zona secundária e não-alfandegados. É tido como uma alternativa para exportadores driblarem a morosidade e a falta de espaço nas áreas alfandegadas, reduzindo custos de armazenagem e agilizando a operação. “Agradeço aos nossos antigos funcionários que colocaram a alma no desenvolvimento do nosso ideal e também aos nossos atuais colaboradores. Da mesma forma somos muito gratos aos nossos clientes que há 50 anos confiam no nosso trabalho”, destacou Paulo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, ressaltou o diálogo institucional com a empresa. “Contagem é hoje um dos principais polos logísticos do Estado de Minas Gerais e do Brasil. Por isso temos muitos encontros com a diretoria da Tora, no sentido de pensarmos, conjuntamente, soluções viárias e de engenharia de trânsito, que atendam a todas as empresas do setor. São diálogos do mais alto nível, de empresários que guardam muito respeito e atenção com o bem-estar de todos os moradores da cidade”.
clique e confira a galeria de fotos.