A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, iniciou, nesta quarta-feira (11/5), a capacitação de gerentes dos programas de assistência, inclusão social e cidadania, com a temática "Políticas Sociais de Proteção ao Cidadão”.
O objetivo é garantir a difusão do conhecimento acerca das políticas de assistência social, trabalho, geração de renda, segurança alimentar e direitos humanos. Também serão realizados treinamentos nos dias 19 e 25 de maio, na Faculdade UNA Contagem.
Para a superintendente de Assistência Social, Michele Caldeira, a capacitação surgiu do diálogo constante com as regionais na busca por melhorias na prestação de serviços para a população mais vulnerável. “Estamos promovendo o acesso aos serviços ofertados e a garantia de direitos fundamentais à população contagense”, reforçou.
Os encontros são a oportunidade de orientar e dialogar com os gerentes sobre encaminhamentos qualificados e assertivos, garantindo assim, o acesso qualificado da população aos serviços, benefícios, projetos e programas ofertados pelas políticas públicas do município.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, destaca a importância da qualificação profissional. “Precisamos entender todas as questões para podermos assegurar e garantir para quem de fato precisa viver com dignidade. Precisamos ter esse compromisso de criar oportunidades para que as pessoas rompam essas situações que, muitas vezes, são humilhantes e degradantes”, destacou.
O gerente dos programas de Assistência, Inclusão Social e Cidadania da Regional Vargem das Flores, Sérgio Tameirão, pontua que a capacitação é muito importante para os gestores das regionais.
Grande parte da população não tem noção dos serviços prestados pelas secretarias. Isso vai abrir o leque de informações e espaços para o diálogo para resolver os problemas da população que necessita de assistência. “Sabendo sobre os serviços que acontecem na secretaria, podemos encaminhar os usuários de maneira correta. É muito esclarecedor e oportuno esse momento em que precisamos organizar os serviços para um atendimento qualificado à população contagense”, pontuou.