Na segunda-feira (21/2), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais-Abrasel MG, oficializou a instalação de seu novo núcleo institucional em Contagem. O anúncio ocorreu, durante encontro realizado em um restaurante na região Industrial, o primeiro envolvendo donos de bares e restaurantes de Contagem, com o objetivo de promover a troca de informações e experiências entre os proprietários de estabelecimentos de alimentação na cidade.
Presente ao evento, a prefeita Marília Campos destacou a relevância da criação do núcleo na cidade que possibilitará a abertura de um diálogo com o setor, de forma mais próxima e efetiva. “É muito importante a criação desse núcleo na cidade para gerar uma proximidade entre os envolvidos, além de também abrir uma conversa mais de perto com a Prefeitura. É uma classe que gera muitos empregos, arrecadação e alegria”, destacou.
Marília lembrou, ainda, que no ápice da pandemia, foram necessárias várias reuniões com associações, incluindo a Abrasel, a fim de que fossem ouvidas as demandas e soluções pudessem acontecer, sem afetar tanto a economia: “No momento da pandemia mantivemos uma proximidade e procuramos ouvir e entender as demandas dos estabelecimentos, buscando uma gestão flexível. Agora, com a criação desse núcleo, ficaremos ainda mais próximos”, afirmou.
Na mesma linha, o presidente do núcleo da Abrasel Contagem, Rodrigo Coelho, ressaltou que haverá um estreitamento no relacionamento com a seccional de Minas Gerais, proporcionando soluções mais rápidas para a cidade. “Estamos aqui para ouvir e para fazer essa intermediação com a prefeitura e com a Abrasel-MG. Havia uma necessidade em Contagem, uma cidade empreendedora e que agora consegue essa ponte, que facilitará, e muito, a promoção de soluções para o setor no município”, relatou.
No entender do secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, a criação do núcleo em Contagem será primordial para a potencialização da cultura local que possui muita força em seus bares e restaurantes. “A cidade é rica em sua gastronomia, em receptividade, em sua hospitalidade, nos encontros, na música. Acreditamos numa diretriz, numa parceria. Passamos por uma pressão terrível, com crise econômica, social e de saúde. Desde aquele momento começamos a conversar, contamos com a experiência e parceria da Abrasel e muitas reuniões foram feitas dentro de um consenso. Retomamos um crescimento que pouco se viu no Estado e fechamos o ano com quase 12 mil empregos criados, mesmo com a pandemia”, completou.
Já o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, salientou o fortalecimento do setor por meio da associação: “O que a Abrasel tem a oferecer é a capacitação, é trazer a informação e organizar o setor. Buscamos melhorar o empreendedorismo, facilitando as condições, aí ajudamos a todos”.
.