A Defesa Civil de Contagem vem realizando vistorias e ações preventivas nas áreas de risco do município. Ontem, quarta-feira (8/12), a equipe esteve na Vila Soledade, na região de Nova Contagem, uma das 96 áreas de risco geológico monitoradas pelo órgão.
A equipe vistoriou casas e o muro de arrimo construído pela Prefeitura, para conter deslizamentos no local e garantir a proteção da comunidade. Além disso, os técnicos da Defesa Civil passaram orientações à comunidade sobre como agir durante precipitações constantes e volumosas como as que ocorreram nesta semana.
“É importante que as pessoas fiquem atentas às encostas sem vegetação e aos sinais dentro casas, como trincas, principalmente, as horizontais e árvores em quintais. É fundamental que o morador acione a Defesa Civil, por meio do 199, e procure um lugar seguro durante alertas de perigo emitidos pelo órgão”, recomendou a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes.
Para amenizar os impactos das chuvas, a Defesa Civil de Contagem, ao longo deste ano, fez um trabalho minucioso de campo que possibilitou o mapeamento e a atualização da cartografia de risco do município. Esse trabalho resultou no mapeamento de 127 áreas de risco hidrológico e 96 áreas de risco geológico.
Os mapas sinalizam os pontos em que o órgão precisa intervir e atuar, bem como ajudam o poder público a tomar decisões para reduzir riscos e fazer o planejamento urbano. “Um levantamento bem-feito permite ativar as ações de resposta, emitir alertas e interditar locais, agindo com mais celeridade para evitar ou estancar o perigo”, destacou a subsecretária.
Também foram instalados 32 Núcleos de Proteção em Defesa Civil - Nupdecs e, em parceria com a Transcon, placas de sinalização de alagamentos e desabamentos em pontos críticos da cidade.