Para reforçar a segurança pública durante o período de maior fluxo de pessoas nos espaços públicos do município, a Guarda Civil de Contagem e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes - Transcon lançaram, nesta quarta-feira (17/11), a “Operação Natal Iluminado”. Durante a manhã, agentes estiveram posicionados em frente à sede da Prefeitura para dar início aos trabalhos.
“Depois de quase 24 meses de apreensão por causa da pandemia, nossa cidade voltará a ter as praças iluminadas e enfeitadas para a população e os visitantes. Para garantir a segurança de todos e que as decorações instaladas sejam preservadas, iniciamos hoje a Operação Natal Iluminado, que vai mobilizar todo o efetivo da Guarda Civil de Contagem. Vamos intensificar nossa presença nas praças, vias e em todos os espaços públicos da cidade para que as famílias possam contemplar o espetáculo de luzes com toda a tranquilidade”, informou o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz.
De acordo com ele, a operação vai até o dia 17 de janeiro, abrangendo o período do Natal, Réveillon e férias escolares. As ações incluem patrulhamento preventivo e comunitário diário nas praças e espaços que receberão a programação do Circuito Cultural de Natal; vigilância ostensiva para evitar qualquer tipo de sinistro ou delito nos locais a serem patrulhados; aumento do efetivo; e monitoramento com auxílio das câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle de Contagem.
Segundo a secretária de Defesa Social, Paola Soares, o intuito é que a operação garanta proteção à população para que ela se encante com a decoração e aproveite os eventos programados pela Prefeitura, com total tranquilidade. “Queremos que essa magia do Natal possa ser sentida e vista por todos os contagenses. A Guarda Civil, que estará nas ruas, é uma guarda cidadã que preza pela segurança, mas também pelo convívio harmônico e busca cada vez mais proximidade com a população”, ressaltou.
Central de Operações 153
Denúncias e contato com Guarda Civil devem ser feitos por meio da Central 153. Neste período, a Guarda Civil pede à população que auxilie a corporação na preservação da decoração das praças, denunciando qualquer ato de vandalismo.