No próximo domingo (7/11) entra em funcionamento o Serviço Social Autônomo – SSA que vai gerenciar a Rede de Urgência e Emergência de Contagem, que inclui as cinco UPAs e o Complexo Hospitalar da cidade, junto com a Maternidade Municipal. Nesta quarta-feira (3/11), a prefeita Marília Campos, dando prosseguimento às vistorias que tem feito, sistematicamente, às Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Contagem, esteve na UPA Ressaca.
Na unidade de saúde a prefeita conversou com usuários e profissionais de saúde. Respondendo às dúvidas gerais, a chefe do Executivo destacou aos trabalhadores da saúde o momento de mudança na saúde. “Estamos numa fase de transição. Quando chegamos encontramos o IGH, contratado pelo governo anterior, para fazer a gestão. Encontramos salários atrasados, falta de medicamentos e insumos e de limpeza. Arrumamos estes problemas com a intervenção, criamos o SSA, pelo qual o nosso governo faz a gestão. Será por meio do SSA que vamos melhorar o atendimento para os usuários, as condições de trabalho para os trabalhadores e valorizá-los. Está prevista, inclusive, uma reforma na UPA Ressaca, após a inauguração da UPA Nacional”, comentou Marília, que ainda convidou os trabalhadores que eram do IGH a permanecerem em seus postos de trabalho.
A prefeita ainda destacou aos servidores efetivos que a gestão está trabalhando para que não exista conflito entre os trabalhadores concursados e os contratados que desempenham a mesma função, como acontecia anteriormente, por exemplo, no pagamento de benefícios.
Já aos usuários que utilizam os serviços da UPA como a dona de casa, Dureis de Jesus Ferreira, 50 anos, que foi até o local levar a neta Maria Luiza Ferreira, 2 anos, a prefeita assegurou que as melhorias estão em curso. “Estamos em um processo de melhoria”.
“Eu confio no trabalho da prefeitura e a minha expectativa é que os serviços melhorem cada dia mais, pois com essa pandemia tudo ficou mais difícil”, falou Dureis, moradora do bairro Bom Jesus, localizado na região Nacional.
A UPA Ressaca conta com 33 leitos, realizando uma média diária de 180 a 200 atendimentos. Esses números devem mudar com a inauguração da UPA Nacional, prevista para o final deste ano.
Localizada no bairro Pedra Azul, a nova UPA terá capacidade para atender 350 pacientes por dia. Com investimento de R$ 5,4 milhões, a construção do equipamento começou em maio de 2020, chegando ao final do ano passado apenas com 14% de conclusão. Neste ano, a Prefeitura alterou o cronograma da obra, implementando mais agilidade nas execuções, o que fez as obras chegarem ao final de outubro com quase 80% concluídas. Neste momento estão sendo executados os serviços de elétrica, hidráulica e revestimentos.
Modelo SSA
No início de outubro, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, por unanimidade, a proposta enviada pelo Executivo que cria o SSA. O modelo de SSA, que será implantado na cidade a partir do dia 7 de novembro, é o mesmo utilizado pelo Hospital Metropolitano Célio de Castro – Hospital do Barreiro, e a Associação das Pioneiras Sociais, responsáveis pela Rede Sarah Kubitschek, ambos em Belo Horizonte.
O Serviço Social Autônomo - SSA é uma criação da Prefeitura com CNPJ próprio, em que o Executivo faz parte da gestão, com 50% de representação no Conselho de Administração. Com esse modelo, o Executivo terá mais autonomia na gestão do serviço. O SSA será gerido pelo Conselho de Administração que será composto por seis membros, sendo três do governo, representados pelos secretários de Saúde e da Fazenda, além do titular da Procuradoria-Geral do Município. As outras três vagas serão ocupadas por um representante do Conselho Municipal de Saúde, um representante dos trabalhadores e um representante da sociedade civil.
Para melhor interlocução da Secretaria de Saúde com a nova empresa está sendo criada uma comissão de trabalhadores que será formada com um representante de cada unidade que será gerida pelo SSA.