A região da Ressaca está recebendo a instalação de um grande empreendimento – o Empresarial Contendas – cuja expectativa de investimento é da ordem de R $1,5 bilhão em obras de infraestrutura e construção arquitetônica de equipamentos logísticos. Ao todo, serão mais de 400 mil m² de área construída, distribuídas entre mais de dez empreendimentos.
O complexo logístico, que já está nas etapas finais de licenciamento, vai gerar mais de 2.200 empregos diretos e indiretos na construção dos projetos – cuja estimativa de duração das obras é de cerca de um ano – e criará 3.800 postos de trabalho diretos e indiretos em sua operação.
O complexo logístico atenderá empresas que já atuam na região, como os Supermercados BH, Sindi, Lyon Capital Partners, Casa Ferreira Gonçalves, Fixofer, Empresarial 040, Havaianas, Forno de Minas, Bresco, Paineiras Urbanização, Masa Empreendimentos, dentre outras.
Com a expectativa de valores em circulação, estima-se que o complexo como um todo produza anualmente aproximadamente R $350 milhões em Valor Adicionado Fiscal -VAF para o município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, explicou que o Contendas será instalado numa das áreas mais estratégicas para o setor logístico de toda Minas Gerais. “Esse empreendimento reforça a posição de Contagem como um dos mais importantes polos logísticos do Brasil”.
René Vilela também explicou que a instalação do Complexo Contendas propiciará a expansão de empresas estratégicas para o município, gerando ainda mais empregos e renda.
O desenvolvedor industrial do Empresarial Contendas, Adriano Manetta, explicou que o empreendimento foi concebido para dar uma solução logística a vários empreendimentos que estavam previstos para aquela região. “Uma dessas respostas tem a ver com os vários acessos que a BR-040 oferece. Também foram observadas questões ambientais, tratadas em cada um dos projetos”, explicou Manetta, que completou : “o próprio mix de produtos permitirá trazer grandes e pequenos empreendimentos, trabalhando a infraestrutura de logística e os armazéns. Esse tipo de estrutura contribui com a atração de indústrias, que buscam locais com saída logística para se instalarem”.
Manetta concluiu reforçando a vocação da região para empreendimentos logísticos. “O eixo da BR-040 é fundamental para esse tipo de atividade em toda Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH. Ele consegue atender toda a territorialidade num raio de 15 km. Por essa razão, inclusive, já existem muitas indústrias instaladas naquela região”.
São mais de 400.000 m² de área construída e serão criados mais de 3.800 postos de trabalho