Neste ano, com a pandemia de Covid-19, o Ambulatório de Saúde da Mulher “Flores do Iria” procurou realizar ações do Outubro Rosa, principalmente, para as trabalhadoras do Centro de Atenção Especializada Iria Diniz. Uma programação especial foi preparada para as servidoras, que além de cuidados com a saúde como um todo, participaram de atividades voltadas para o autocuidado, como skincare e maquiagem, atendimento de práticas integrativas e palestras educativas.
Segundo a enfermeira que atua no “Flores do Iria”, Viviane Gade, cuidar de quem cuida é muito mais do que fazer a prevenção ao câncer de mama, é olhar a saúde como um todo, principalmente depois da sobrecarga de trabalho na pandemia. “Sabemos que 80 a 90% dos tipos de câncer se desenvolvem devido a causas externas e não somente genéticas. Precisamos estimular ações como essa para evitar doenças e promover saúde”, disse.
A auxiliar de serviços gerais, Rosilane Gomes Correa, aprovou a iniciativa deste ano. “As atividades foram muito boas, mesmo no ambiente de trabalho podemos ter um momento para ficar atentas a nós mesmas. Temos que ter essa consciência de cuidar da nossa saúde, pois já temos tarefas demais no dia-a-dia”, afirmou.
A mastologista Amália Maria Machado de Oliveira ministrou a palestra sobre o câncer de mama, para as servidoras, voltada principalmente à prevenção. “Hábitos saudáveis reduzem a incidência de câncer de mama em 13%, pode parecer pouco, mas são 8 mil casos a menos. Isso representa muito para nós. Os fatores de risco para a doença são ser mulher, idade, ausência de atividade física, não aleitamento, excesso de peso e consumo de bebida alcoólica. Dessa forma, temos que reforçar a prevenção, pois depende muito da mudança de hábitos”, explicou.
Segundo a diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Diniz Baptista, o setor aderiu à campanha do município pensando naquilo que cada mulher precisa, considerando seu contexto de vida e sua história. “O cuidar da saúde é amplo, a Atenção Especializada entra nas abordagens que têm o maior nível de complexidade, ofertando, especificamente, as ações da mastologia, tratamento e acompanhamento do câncer de colo de útero, atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, gestação de alto risco, entre outros. A Atenção Especializada é também responsável por garantir a oferta de exames como a mamografia, ultrassom de mama, atuando nesse suporte do rastreio e tratamento. Por isso, pensamos em cuidar da saúde das nossas trabalhadoras, das mulheres que cuidam, estamos atuando nesse sentido”, destacou.