Representantes das superintendências de Controle Ambiental e Políticas Ambientais realizaram nesta semana uma vistoria no bairro Tropical, na região Petrolândia, em uma área considerada de Preservação Permanente - APP. No território existem duas nascentes que fazem parte da bacia hidrográfica de Várzea das Flores.
A visita teve como objetivo apresentar para os membros das outras superintendências da secretaria o projeto desenvolvido pelo paisagista Mário André Santos Martins, que é reconhecido e certificado pelo Programa “Contagem das Nascentes” da Semad, como cuidador de nascentes.
Mário André possui um imóvel localizado no bairro Tropical, em que parte dele é considerado como Área de Preservação Permanente - APP. Ele já plantou mais de 1.200 mudas de árvores nativas no local.
Mário conta que, junto com seus pais, Januário José Martins e Maria Helena Santos Martins, cuida da propriedade há mais de 7 anos. Quando adquiriram o imóvel não sabiam que era Área de Preservação Permanente.
“Era um terreno que não possuía nada, era largado, então conversei com meus pais e propus realizamos esse sonho de ter um lugar que pudéssemos cuidar, plantar algumas coisas, mas não imaginava que se tratava de uma área de preservação”, afirma.
Após a descoberta da APP, Mário entrou em contato com a Semad em busca de orientação já que o local também faz divisa com uma área pública. Após tratativas com a secretaria, a área foi adotada por ele e por seus pais. “Nosso terreno confronta com uma área que era da Prefeitura. Nós conseguimos autorização para cuidar deste local que pertence à Prefeitura e que onde se encontram as nascentes”, afirma.
Foi assim que nasceu a parceria entre Mário André e a Semad, que passou a doar mudas e acompanhar o trabalho de reflorestamento que está garantindo a preservação do local. “Hoje em dia o biólogo me acompanha e me orienta sobre o que eu posso ou não plantar. E assim já vamos com essa parceria que dura alguns anos”.
Além do “Contagem das Nascentes”, Mário também integrará ao Programa de Adoção de Áreas Verdes de Relevância Ambiental – “Cuidar do Verde”, que possibilita que a sociedade civil atue junto à administração municipal nos cuidados com a cidade, ajudando na preservação do meio ambiente.
O superintendente de Controle Ambiental, Eric Machado, destacou a importância do trabalho da comunidade para a preservação do meio ambiente e das nascentes. “Esse trabalho é algo fantástico e um exemplo a ser seguido por outros contagenses”, diz.
“Quando eles realizam esse tipo de proteção por meio do plantio numa área degradada, protegem as nascentes e a lagoa que se formou aqui. Isso impede o assoreamento da lagoa, que acabaria indo para a lagoa Vargem das Flores”, destaca Eric.
Segundo a superintendente de Políticas Ambientais, Sirlene Almeida, o acompanhamento passa a ser da sua superintendência que realizará trabalhos integrados para desenvolver ações de políticas ambientais para o local.
Ao final da visita, Januário afirmou que “cuidar disso aqui é muito bom. Esse lugar é nosso refúgio, é muito gratificante vermos nosso esse lugar cada vez mais cuidado”
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: