A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, por meio da Superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos, promoveu nos dias 17 e 18 de agosto, uma capacitação em mobilização social para os catadores de resíduos recicláveis associados.
O treinamento procurou qualificar os catadores que integrarão as equipes de Informação e Mobilização Social das Associações, que atuarão de forma contínua nas campanhas informativas e de divulgação de implantação, ampliação e fortalecimento da coleta seletiva junto a população.
A capacitação contempla uma das ações precedentes à renovação do contrato firmado entre a Prefeitura de Contagem e a Associação Rede Solidária de Contagem - Coopercata e a Associação de Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem - Asmac para a prestação do serviço de coleta seletiva no município.
Segundo a técnica de mobilização social da Supres, Nilma de Souza Pena, a ação é necessária para enfatizar a atuação dos catadores como agentes mobilizadores na divulgação do serviço, aproximação e envolvimento da população na sua adesão. “A capacitação é muito importante para os catadores, pois eles são os beneficiários diretos da renda gerada pela comercialização de todos os resíduos recicláveis, entregues pelos munícipes à coleta seletiva”, afirma.
A catadora Renê Siqueira entrou recentemente para a Asmac e participou da capacitação. Ela ressaltou a importância do treinamento para a melhoria do serviço dos catadores. “Saber como chegar nas pessoas, como conversar com a população é necessário até para o desenvolvimento do nosso trabalho. Fazer com que as pessoas entendam como funciona a coleta e a importância desse serviço aqui na cidade. Foi justamente isso que aprendemos, a fazer a abordagem correta com as pessoas”, afirma.
Entre os conteúdos abordados durante a capacitação estão: classificação de resíduos, metas e indicadores do Plano Municipal de Coleta Seletiva, inclusão social e meio ambiente, metodologia e técnicas de aproximação, abordagem e interlocução com público diverso.
De acordo com o superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos, João Batista, com a ampliação da coleta seletiva, o serviço atenderá mais 15 bairros distribuídos nas regionais Riacho, Sede, Vargem das Flores e Ressaca a partir de setembro. “No próximo mês, os caminhões da coleta seletiva percorrerão aproximadamente 390 km de vias, atendendo com a coleta porta a porta 55 bairros de Contagem”, informa.
“As implantações serão antecedidas por uma campanha de mobilização social e informação com os moradores, que a partir de então deverão realizar a separação dos recicláveis, plásticos, papéis, metais e vidros e entregar para a coleta seletiva nos dias e horários definidos", finaliza.