A Prefeitura de Contagem tem o compromisso de manter a cidade limpa e agradável para todos e todas viverem bem. Pensando nisso, o atual governo trabalha para garantir o cuidado das praças, ruas, avenidas e áreas verdes da cidade.
Com a regulamentação do Programa de Adoção de Áreas Verdes de Relevância Ambiental - “Cuidar do Verde”, a prefeita Marília Campos assinou, nesta sexta-feira (6/8), um Termo de Compromisso de Adoção (TAC) com a empresa Ita Comércio de Veículo, conhecida como Itamarati Automóveis. O termo garante a manutenção da praça Raimunda Rodrigues Magela, que passou a se chamar praça do Itamarati, após sanção da prefeita ao Projeto de Lei 5169, do vereador Vinícius Faria.
Segundo Marília Campos, a iniciativa de parceria entre o poder público e o setor privado é de extrema importância para o cuidado das áreas verdes da cidade. “Eu acho esse projeto muito interessante, porque estimula a parceria para que empresas, entidades e a comunidade possam auxiliar na manutenção das praças, já que muitas delas precisam de atenção todo o tempo”.
Para o subsecretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Pedro Maia, a regulamentação do Programa “Cuidar do Verde”, realizada no mês passado, possibilitou a sociedade civil atuar junto à administração municipal para os cuidados com a cidade. “O programa estimula essa participação e faz com que as pessoas ajudem na preservação do meio ambiente”.
O empresário Amarildo José da Silva, responsável pela empresa, informou que irá contratar um profissional para realizar o projeto de revitalização do local. “Lá está precisando mesmo, vamos contratar um arquiteto paisagista, desenvolver o projeto e levar para a Semad aprovar”. Amarildo explica que espera que outras empresas sigam o exemplo e também façam parte do projeto. “É uma ótima iniciativa para incentivar os empresários a adotarem as praças e poderem zerar pelo espaço público”.
Mudança de nome
A praça do Itamarati, antiga praça Raimunda Rodrigues Magela, fica na rotatória de interseção das ruas Rio Comprido e Lino de Moro e da avenida Jair Rodrigues do Vale, no bairro Inconfidentes. O vereador Vinícius Faria explica que ela teve o nome alterado para o atual, por este já ser conhecido entre os moradores. “É um ponto de referência para a comunidade do entorno. Nós só referendamos isso na Câmara Municipal e a prefeita sancionou hoje", relata.