A Prefeitura de Contagem recebeu nesta sexta-feira (6/8) representantes da Força Associativa Nacional - FAN, que defenderam o protagonismo e a importância das associações de proteção veicular para Contagem. A prefeita Marília Campos recebeu o presidente da entidade Cauby Morais, o vice-presidente e ex-deputado federal, Marco Maia, e o diretor, Douglas Alexandre Santana.
Marília afirmou que a Prefeitura reconhece a importância dos movimentos associativos para o desenvolvimento da economia local e a geração de empregos. “Foi uma oportunidade para conhecer a experiência destes empreendedores, que também em nossa cidade prestam seus serviços, gerando oportunidades de emprego e renda”.
Cauby Morais destacou que Contagem é uma das mais importantes cidades do Brasil para a categoria. “Pode se dizer que Contagem é a capital das associações no Brasil, sendo um espaço com mais de 300 associações e mais de 50 mil associados. E viemos conversar com a prefeita sobre isso”, explica.
A secretária interina de Trabalho e Renda, Viviane França, disse que “pelo tamanho do nosso território e pela necessidade de gerar empregos, as associações podem ser importantes parceiras e aliadas do Sine, tanto para captação de vagas para as pessoas que trabalham nas associações, nas empresas conveniadas para manutenção de seus associados ou para a formação, por meio dos cursos de qualificação”.
Marco Maia declarou que foi uma satisfação apresentar o trabalho que eles desenvolvem na FAN e suas articulações com as associações de proteção veicular de Contagem e no Estado. “Hoje foi o primeiro passo para uma grande parceria que tenho certeza que será muito frutífera e fortalecerá o movimento não só aqui, mas por toda Minas Gerais”.
Força Associativa Nacional
A ideia da Força Associativa Nacional surgiu em 2014 para suprir a falta de uma entidade que pudesse assistir aos associados, promover cursos, simpósios, congressos sobre o associativismo e socorro mútuo, incentivar a pesquisa, criar condições de troca de conteúdo e informações entre as associadas, entre outras atribuições.