A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania, iniciou o mapeamento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.
Segundo a assessora da Secretaria de Cultura, Carolina Giovannetti, após a primeira fase do mapeamento, serão realizadas visitas às comunidades para elaborar um inventário que farão parte do Patrimônio Imaterial de Contagem.
“A contribuição de todos é muito importante para que possamos conhecer melhor as comunidades de matriz africana de nossa cidade. Trata-se de uma ação intersetorial entre secretarias. O formulário do mapeamento ficará disponível por dois meses”, explicou.
O superintendente de Política para a Igualdade Racial, João Carlos Pio de Souza, ressalta a importância da iniciativa, que vai possibilitar o conhecimento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, a inserção nas políticas públicas e a proteção dos direitos para esse segmento populacional. “A finalidade principal do mapeamento é produzir um inventário dessa população no intuito de avançar no inventário para o reconhecimento como patrimônio imaterial da cidade”, finalizou.
Link do mapeamento: http://www.contagem.mg.gov.br/comunidades