O Complexo Hospitalar de Contagem irá ganhar uma nova Central de Material e Esterilização (CME). A previsão de entrega é para a próxima semana. O investimento na construção do equipamento foi de R$ 900 mil. A iniciativa da Prefeitura em construir uma nova CME assegura o bom funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde e contribui para promover a segurança de pacientes e profissionais.
A CME é uma unidade funcional de apoio técnico dentro do Complexo Hospitalar que recebe materiais considerados contaminados, e é responsável pela descontaminação, preparação, esterilização e armazenamento destes. Ela é essencial para o funcionamento de diversas áreas no hospital e funciona 24 horas. Também é regida de acordo com as normas da Anvisa e de biossegurança, sendo de fundamental importância também no período da pandemia de Covid-19.
A atual unidade é a mesma desde a inauguração do Hospital Municipal de Contagem (HMC). Como a estrutura do próprio hospital foi muito ampliada, além da construção do Centro Materno Infantil (CMI), a Central de Material e Esterilização não estava atendendo mais de forma adequada o armazenamento e o preparo do material para todo o Complexo Hospitalar.
A Prefeitura de Contagem também prevê mais melhorias no Complexo Hospitalar como a reforma do piso do hospital, reforma do teto da Maternidade, além de pintura e outras manutenções necessárias nos dois equipamentos. Na última segunda-feira (2/8), foram adquiridas 34 poltronas para acompanhantes no Centro Materno Infantil e novos mobiliários também estão em processo de compra.