A prefeita Marília Campos recebeu nesta quinta-feira (22/7), em seu gabinete, o líder religioso, Ricardo de Moura “Pai Ricardo”, que solicitou apoio à cultura de matrizes africanas, principalmente na pós-pandemia.
A prefeita Marília Campos disse que tem mantido o diálogo com todos os segmentos religiosos da cidade para a retomada gradual das atividades. “Estamos em evolução, mantendo os protocolos, reabrindo de forma gradativa a cidade e retomando a rotina aos poucos. Contagem é uma cidade rica culturalmente e vamos apoiar tudo que estiver ao nosso alcance. Contagem é conhecida, também, por sua cultura e povos tradicionais, como os Arturos e os Ciriacos”, frisou.
De acordo com o subsecretário de Cultura, Marcelo Bones, o município criará projetos e ações em prol do fomento das tradições. “Estamos num momento especial em Contagem. Atualmente, discutimos uma política própria de cultura viva da cidade, que é aquela produzida no território, na comunidade, que muitas vezes não encontramos no espaço dentro da institucionalização. Vamos conversar e propor ações nesse sentido, com essa cultura tradicional, inclusive com os povos de terreiro”, destacou.
Pai Ricardo ressaltou que a conversa foi um importante passo para a comunidade de matrizes africanas. “Saio dessa reunião feliz. A Marília sempre foi aberta a discutir questões culturais. Ela sabe sobre a importância dos povos tradicionais e de como são necessárias as políticas públicas específicas, além de espaços para a divulgação daquilo que é produzido e passado de geração a geração. Os projetos que Contagem tem para esse público são muitos e queremos participar sempre, colaborando para auxiliar naquilo que nos couber também”.
Histórico
Pai Ricardo desenvolve o ensino da cultura e história afro-brasileira a partir das referências rituais e litúrgicas da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, realizando formações com musicalidade e corporeidade afro-brasileiras. Além disso, atua como artesão dedicado à criação de artefatos artísticos e religiosos e promove eventos que integram o calendário de festividades populares tradicionais da região.