A Prefeitura de Contagem firmou parceria com a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) para a gerência do antigo Hospital Santa Helena, que agora será chamado de Centro Especializado em Assistência Covid-19. A cerimônia simbólica de assinatura do contrato com a instituição será às 11h, no hall da Prefeitura (Praça Tancredo Neves, s/n – Camilo Alves).
O contrato que está sendo firmado com a FHSFA tem a previsão de 180 dias podendo ser prorrogado se for de interesse de ambas as partes. O investimento total é de R$30 milhões e prevê melhorias no atendimento aos usuários do SUS Contagem com Covid-19. A capacidade é de 90 leitos que serão administrados conforme a demanda, portanto, a readequação clínica será possível tanto para leitos de enfermaria ou de UTI. Será feita uma constante negociação entre a direção municipal e a entidade para adequar a oferta às necessidades assistenciais do município.
No novo modelo, as interconsultas médicas de especialidades como cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outros, e exames complementares serão feitas dentro da própria unidade do hospital. No contrato anterior, havia a necessidade de deslocamento do paciente para realizar a consulta ou exames, como a tomografia. O novo contrato também prevê a melhor qualificação da equipe de trabalho.
A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) é uma instituição filantrópica, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira. A Fundação é reconhecida como referência em Minas Gerais no atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, região metropolitana, bem como em outras regiões. Com ambiente acolhedor, atendimento humanizado e profissionais diferenciados, a Fundação traduz para pacientes, familiares e acompanhantes a sua filosofia de trabalho - baseada no tripé Cortesia, Entusiasmo e Planejamento.