Em Contagem, com intuito de marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizou uma série de ações na última terça-feira (15/6). Lives, varal solidário, entrega de cartilhas e blitz consciente, foram algumas das ações promovidas pela superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa, em parceria com órgãos de governo e entidades.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, políticas públicas voltadas para a população idosa são importantes para a redução da violação de direitos, garantia de proteção, dignidade e respeito. “Precisamos unir esforços para lutar contra qualquer tipo de violência relativa à pessoa idosa. A Prefeitura de Contagem vem trabalhando, junto a sociedade civil organizada, para criar uma cidade que respeite a pessoa idosa e compreenda essa fase da vida, que precisa ser vivida em plenitude”, afirma.
Mobilização
Durante a manhã do dia 15, a equipe da secretaria distribuiu cartilhas e orientou a população sobre os direitos do idoso. “O importante é manter garantido e preservado os direitos das pessoas idosas para que tenham uma vida digna e feliz. Aproveitando a oportunidade, peço a todos as pessoas idosas de nosso município, parentes e familiares que se tomarem consciência de que alguma pessoa idosa está sofrendo violações, por favor, denunciem”, frisou o superintendente, Eduardo Sendon.
Dona Nilvia, 75 anos, por sua vez, disse que a campanha é muito útil. “Tem muitos idosos que estão sendo maltratados e, com isso, o pessoal vai observar mais o tratamento com a terceira idade”, observou.
Já o senhor João, 66 anos, enfatizou sobre a importância de mudança de paradigma na sociedade brasileira. “Temos uma cultura brasileira de não olhar para o interesse das pessoas, muito menos com os idosos. Devido a isso, acho muito importante as pessoas falarem sobre esse tema nas ruas”, opinou. A ação se estende até sexta-feira (17/6).
Solidariedade
Após receber várias doações de roupas, a equipe do Espaço Bem Viver Luiz Palhares, em Nova Contagem, promoveu um varal solidário para as pessoas que necessitam de vestuário. De acordo com a coordenadora do Espaço, Véritas Maria, cerca de 80 peças de roupas foram doadas.
Live OAB Contagem
A Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, da OAB de Contagem também promoveu uma live no canal do Youtube, para debater sobre as violações sofridas pelos idosos. A reunião contou com a participação do secretário Marcelo Lino, e do presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMIC), Sr. Joaquim Gomes. Dentre os convidados também estavam a Sra. Patrícia Oliveira Theodoro, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Contagem; o presidente da Comissão de Cidadania e Direito da OAB, Dr. Rodrigo Adriano Cassemiro, e a Equipe do Sesc Contagem.
Canais de denúncia
3ª Promotoria de Justiça de Contagem: Tel.:3398-5710/ 3398-5763/ 3398-5775/ 3398-7543
Defensoria Pública de Contagem: Tel.: 3390-2436
Disque Denúncia Nacional: Tel.: 100
Polícia Militar:Tel.:190
Conselho do Idoso – COMIC: Tel.: 3392 – 2813
Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa: Tel.: 3911- 4937