09 JUN 2021
Cresce procura da população pelo atendimento da Ouvidoria do SUS

Esclarecer dúvidas, encaminhar demandas e prestar informações sobre os serviços de saúde, incluindo o processo de vacinação em Contagem. A procura por esses serviços oferecidos pela Ouvidoria do SUS da Prefeitura de Contagem tem aumentado significativamente nos últimos meses, como mostra levantamento feito pelo órgão. A inciativa busca ampliar a comunicação com os serviços de saúde, além de facilitar o acesso à imunização, especialmente neste período de pandemia.

De janeiro a abril deste ano, o número de chamadas registradas pelo órgão mais que triplicou (aumento de 262%) em relação ao mesmo período do ano passado. Foram computadas 3557 manifestações, contra 982 registros em 2020, ou seja, uma média de 889,3 manifestações por mês, nesses quatro meses de 2021, contra 245,5 registros em média por mês no mesmo período do ano passado.

A ouvidora de saúde, Adélia Batista Melo, atribui o engajamento da população à política da atual gestão de estimular a participação popular nas ações do município. “Procuramos fazer uma escuta mais empática e qualificada para melhor atender o cidadão. Isso tem gerado um grau de satisfação muito grande. O contato via aplicativo do WhatsApp também facilitou a vida do cidadão para tirar dúvidas ou informações sobre a vacinação na cidade. Pelo aplicativo, o tempo de resposta é menor”, explica.

O serviço via aplicativo WhatsApp  é disponibilizado pela Ouvidoria do SUS de Contagem desde março deste ano. Os contatos podem ser feitos também por e-mail, telefone, atendimento pessoal ou via internet.

Para os próximos anos, a Ouvidoria pretende implementar o serviço itinerante, onde o cidadão, de qualquer ponto da cidade, poderá registrar reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios sobre os serviços prestados por órgãos públicos municipais, diretamente com o ouvidor municipal.

Como funciona o atendimento

O fluxo de atendimento da Ouvidoria SUS Contagem segue os mesmos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As manifestações são acolhidas pelos atendentes, que realizam uma escuta qualificada, destinada a identificar as demandas do usuário/manifestante. Em seguida, o relato é registrado de forma fidedigna no Sistema Ouvidor SUS. Na sequência, a manifestação é encaminhada internamente (via sistema Ouvidor SUS) para apuração e elaboração da resposta referente ao assunto registrado. A resposta é enviada por e-mail, telefone ou carta.

Gestão integrada

A Ouvidoria atua em parceria com a Secretaria de Saúde no combate à pandemia. Com isso, tornou-se um canal de comunicação eficaz, além de multiplicador das boas práticas relativas ao enfrentamento do coronavírus.

Confira abaixo os canais de comunicação da Ouvidoria SUS de Contagem:

– Presencialmente: na própria Ouvidoria, localizada no prédio da Secretaria de Saúde de Contagem. Endereço: Avenida General David Sarnoff, 3113 – Cidade Industrial, Contagem – MG. Horário: de 8h às 17h
– Pelo WhatsApp: (31) 9257-0653
– Pelos telefones: 0800-283 2947
– Pelo e-mail: ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br
– Pelo site institucional da prefeitura (clique AQUI).