A Prefeitura de Contagem realizou o plantio de 20 árvores no Terminal Ressaca, do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã deste sábado (5/6). A prefeita de Contagem, Marília Campos, acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria, e da secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Mesquita, participou do ato simbólico e plantou no Terminal Ressaca a primeira muda de um Ipê Rosa.
Para a prefeita Marília Campos, a Semana de Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura desde o dia 31 de maio, mostra que a administração tem se preocupado com o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. “Esta Semana do Meio Ambiente é uma sinalização, não só para a cidade de Contagem, mas também para o nosso Estado, de que o nosso governo se preocupa com o bem estar e a qualidade de vida. E, obviamente, quem se preocupa com a qualidade de vida, se preocupa com a água e com o ar. E, quando fazemos um plantio de árvores, também estamos anunciando que a arborização da nossa cidade fará parte do nosso planejamento de governo”, destacou.
Durante toda a semana, várias ações foram realizadas pela Prefeitura de Contagem para lembrar os contagenses sobre a sustentabilidade e preservação ambiental. “Estamos encerrando esta semana apresentando para a cidade esse plano de arborização, que é tão fundamental para que tenhamos uma cidade sustentável. O que queremos é uma cidade feliz e mais verde”, disse o vice-prefeito, Ricardo Faria.
O plantio de árvores faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem o objetivo de tratar de forma séria e responsável o manejo arbóreo da cidade, demonstrando que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a manutenção e ampliação de áreas verdes na cidade, além de promover a melhoria da qualidade do ar e da vida do cidadão.
A secretária de Meio ambiente, Maria Tereza Mesquita, destacou a importância das comemorações. “Estamos fechando uma semana bastante agitada. Infelizmente, devido à pandemia, não podemos fazer um evento como queríamos para celebrar o dia de hoje. Com o plantio de árvores, garantimos, não só a qualidade de vida e o bem estar para quem vai estar aqui esperando o transporte, mas também estamos realizando um projeto para a cidade por meio do Plano Municipal de Arborização Urbana”, disse.
De acordo com o vereador Gegê Marreco, esse é um momento de muita alegria. “A natureza, o verde representam o oxigênio. E, principalmente, pelo momento que estamos vivendo neste momento com a pandemia, o ar puro é essencial. Esse ato que fazemos nesta manhã representa um grande compromisso que temos com a cidade”.
Representando a Associação do bairro Cabral e Cândida Ferreira, Paulo Romeu Braga, agradeceu a todos pelo empenho. “Para nós é de suma importância essa preocupação da Prefeitura com o meio ambiente. Queremos falar que estamos preocupados com o meio ambiente sim e desejamos que isso seja preservado”, disse.
O Plano Municipal de Arborização Urbana integra a discussão dos plantios em quintas, construção de hortas coletivas, agroecologia e a destinação de áreas públicas para a produção de alimentos para a Segurança Alimentar.
Participaram também do evento o subsecretário de Meio Ambiente, Paulo Maia; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo; o presidente da Transcon, Renato Ribeiro, e o vice, Léo Reis; o vereador Gegê Marreco, a administradora da Regional Ressaca, Maria José Pacheco; e o presidente da Associação Cabral e Cândida Ferreira, Paulo Romeu Braga.