A vacinação dos profissionais da Educação que atuam em Contagem entrou em uma nova etapa nesta semana. Nesta segunda-feira (7/6) começaram a ser vacinados os trabalhadores das redes pública e privada que atuam no Ensino Fundamental. Amanhã (8/6) será a vez dos trabalhadores do Ensino Médio e Técnico, e na quarta (9/6), dos trabalhadores do Ensino Superior e da Educação de Jovens de Adultos (EJA).
A prefeita de Contagem, Marília Campos, esteve no Centro de Saúde Eldorado, na manhã desta segunda-feira (7/6) para acompanhar de perto o processo. Ela estava acompanhada dos secretários Fabrício Simões (Saúde), Telma Ribeiro (Educação) e o deputado federal, Rogério Correia.
Marília Campos salientou a importância da continuidade dos cuidados preventivos e disse que a cidade continuará buscar mais vacinas para combater o coronavírus. “Hoje estamos vacinando os profissionais da Educação, mas precisamos de muitas outras vacinas para fazer o controle desta pandemia na cidade. Enquanto isso não acontece, é importante, mesmo que vacinada, a pessoa continuar usando máscara, álcool em gel e fazendo o distanciamento. Precisamos vencer esta luta contra a Covid-19”, enfatizou a prefeita.
Na opinião do secretário de Saúde, Fabrício Simões, a expectativa é de que cheguem cada vez mais vacinas, para que a cidade possa também beneficiar mais pessoas: “Hoje cerca de 32% das pessoas da cidade foram vacinadas e esperamos que uma quantidade maior de vacina chegue em breve. Estamos fazendo nossa parte e sempre que a vacina chega a gente se organiza e faz mutirões, se preciso. Queremos muito avançar. Hoje estamos vacinando os educadores, mas queremos, tão logo seja possível, também vacinar as demais pessoas, inclusive sem comorbidades”.
A secretária de Educação, Telma Ribeiro, comemorou a ampliação da vacinação para a categoria dos trabalhadores da Educação. “Estamos num momento muito importante, feliz pelas imunizações e com a esperança de que, assim que possível, retomemos às atividades nas escolas, com toda a segurança para todos”.
Vale lembrar que os profissionais da educação infantil que atuam no município, nas redes pública e privada, teve a vacinação iniciada em 31/5.
Vacinados
Feliz estava Marlene Maria, que completa 60 anos justamente nesta segunda-feira (7/6). “É um presente que recebo. Tive Covid-19 no início do ano e é uma sensação muito ruim. Fiquei em casa e depois do isolamento e de me recuperar, uma ida à rua nos dá uma sensação de liberdade imensa. E hoje, a felicidade é pelo recebimento da primeira dose e, daqui um tempo, da segunda”, contou.
Professora de literatura na rede particular, Aline Magalhães, de 32 anos, disse estar agradecida pelo momento. “É importante terem entendido a importância de o professor ser vacinado. Nossa esperança é de que tudo se normalize o quanto antes”.
Já a também professora e técnica de laboratório, Fernanda Jesus Ribeiro, de 58 anos, salientou a importância da volta às aulas e o novo momento vivido pelos profissionais da educação. “Em tempos de pandemia, vivemos diversos problemas. Ministramos aulas à distância, mediamos questões com alunos que não tinham acesso à tecnologia e muitos reclamam, não entendendo como é difícil esse trabalho. Não vejo a hora de todos estarem vacinados. Seguros, voltaremos à nossa rotina”, relatou, após ser vacinada com o imunizante AstraZeneca.
A vacinação na cidade foi comemorada pelo deputado federal, Rogério Correia. “A prefeita Marília e seus secretários estão de parabéns. Tudo aqui está muito bem organizado. Vacinar o profissional de Educação é muito importante. Há uma pressão para a volta às aulas, mas isso deve ser feito em segurança. A média, aqui, inclusive, está acima da nacional. Infelizmente o governo federal negou a vacina no início e prejudicou muitas pessoas, inclusive de Contagem”.
Saiba mais sobre a vacinação dos trabalhadores da Educação .