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Prefeitura Municipal de Contagem
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Notícias
MAI
31
31 MAI 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Trabalhadores da Assistência Social recebem capacitação para aprimorar serviços
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Entre os dias 19 e 24 de maio, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizou de forma remota capacitação para os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

Na capacitação, foram abordados os temas Assistência Social e Garantia dos Direitos Socioassistenciais do SUAS e as Metodologias Participativas no Território. A condução da capacitação ficou por conta da psicóloga social, mestre em Ciências Sociais, professora da Faculdade de Psicologia da PucMinas e consultora em Políticas Públicas, Márcia Mansur Saadallah.

A ação tem como objetivo qualificar os profissionais e fortalecer processos de trabalho e práticas profissionais adequadas ao paradigma da Assistência Social, entendida como política de direito não-contributiva, consolidando o Sistema Único da Assistência Social no município de Contagem.

A Secretaria de Desenvolvimento e Segurança Alimentar, Viviane França, destaca que as capacitações continuadas são uma proposta da gestão da prefeita Marília Campos que foi adotada fielmente pela gestão da secretaria.

“Temos caminhado, nos adaptando às regras impostas pela pandemia, e fazendo os nossos cursos de forma on-line. Estamos caminhando muito bem, com a implantação da gestão do trabalho e da vigilância socioassistencial, serviços tipificados pela Assistência Social e pelo SUAS. Serviços esses que não funcionavam em Contagem, chegando de forma pioneira”, destaca a secretária.

“A gestão do trabalho tem feito um papel muito significativo na secretaria, porque tem fomentado e nos ajudado em todas as capacitações, realizando o cadastro dos servidores para que possamos conhecer todos de forma ativa. A intenção é realizar muitas formações como esta. Espero que seja produtiva, pois apostamos nos servidores como instrumento da ponta, que acolhe o cidadão de Contagem e que leva o nome do Desenvolvimento Social numa política sólida dentro do município”, destacou.

As formações continuadas estão alinhadas com a estratégia de Educação Permanente dos trabalhadores do SUAS, prevista na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos - NOB-RH do SUAS e coordenada, no município, pela equipe de Gestão do Trabalho.

Segundo a superintendente de Assistência Social, Michele Caldeira, a capacitação dos servidores visa a qualificar a gestão das políticas públicas socioassistenciais do município, melhorando a execução das ofertas e o controle social. “Os profissionais do SUAS são importantes colaboradores para ofertas de serviços continuados da Assistência Social. Não podemos nos esquecer o quanto avançamos neste governo, com a implantação da Gerência de Gestão do Trabalho e com as formações continuadas, para que possamos aprender e discutir na prática o SUAS e, sobretudo, o enfrentamento desta crise, que exige dos trabalhadores capacidade de resposta de modo a assegurar proteção social”, pontua.

Gestão do trabalho

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar implantou neste mês de maio a gerência da Gestão do Trabalho no SUAS, responsável pelos processos de educação permanente, formações e capacitações dos trabalhadores.

A Gerência busca criar e manter estruturas de referência técnica e institucional para a orientação e o apoio permanentes aos profissionais. Além disso, busca regulamentar aspectos relacionados ao trabalho na Assistência Social, a serem pactuados e submetidos ao controle democrático e à gestão compartilhada, e criar uma ampla rede de formação permanente, com envolvimento de instituições de referência na área e organizações profissionais, dentre outras atribuições.

O gerente da Gestão do Trabalho, Helder Diniz, reforça que, apesar dos desafios impostos pela pandemia e as necessidades de medidas sanitárias e de segurança, a implantação da Gerência tem contribuído significativamente para qualificar e fortalecer processos de trabalho e práticas profissionais. “A pandemia não nos paralisou de qualificar os trabalhadores para oferecerem um serviço de qualidade aos nossos usuários”, reforçou.

Repórter Flávia Nunes

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