Os índices de crimes violentos praticados em Contagem sofreram uma queda de 34% nos últimos seis meses, em comparação ao mesmo período do ano passado, em razão do trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Guarda Civil de Contagem, sendo que os números retrocederam aos verificados na década de 1990.
A constatação foi feita pelo coronel Alexandre Alves Gontijo, comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, que engloba o Município de Contagem e mais 17 cidades, durante reunião com o prefeito Alex de Freitas, nesta quarta-feira (12), no seu gabinete na Prefeitura de Contagem, para apresentar os números elencados pela PM. O secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, também participou do encontro.
“São números impressionantes. Estamos voltando a números do ano de 1995. Houve uma redução de 34% dos crimes violentos, em geral. Como exemplo, houve redução de 12% nos homicídios e 32% nos furtos em relação aos números do mesmo período do ano passado. A guarda civil tem um papel fundamental porque ela complementa as nossas atividades’, afirmou.
O prefeito Alex de Freitas ressaltou a relevância do trabalho feito pelas polícias Militar e Civil e a Guarda Civil de Contagem na redução dos números.
“Nesse aspecto, a cidade de Contagem evoluiu muito, com bastante esforço das forças de segurança pública. Fico feliz em receber esses números porque esse sempre foi um dos maiores problemas que a cidade tinha, inclusive de reputação, que fazia puxar para baixo a autoestima do contagense. Estão todos de parabéns’, afirmou.
Segundo o coronel Gontijo, a retração dos índices de violência vem ocorrendo de forma contínua nos últimos anos em Contagem e é resultado de estratégias de combate ao crime estabelecidas entres as corporações responsáveis pela segurança pública.
“Esse trabalho integrado com a guarda municipal e o Município tem trazido números impressionantes para os cidadãos de Contagem. De forma científica, a gente tem estabelecido as estratégias para conseguir apresentar esses resultados para a sociedade. Nos últimos quatro anos, foi observada uma redução nos índices de criminalidade na cidade de Contagem. Como exemplo, no ano passado houve uma redução de 23% de crimes violentos em relação ao ano anterior ”, afirmou.
Levi Sampaio, comandante da Guarda Civil de Contagem, disse que a colaboração entre os entes é primordial no trabalho de segurança ofertada para o cidadão.
“A guarda civil sempre manteve essa integração com a Polícia Militar no tocante ao planejamento para a segurança pública da cidade. Tanto que é feita uma reunião na qual o comando da guarda civil é convidado para participar. Nessa reunião, são indicados os pontos onde ocorrem os maiores índices de criminalidade, onde a gente precisa reforçar o patrulhamento preventivo e onde precisa da presença ostensiva dos agentes. Isso tem surtido efeito’, declarou.