Expressar reconhecimento e gratidão aos profissionais de saúde. Essa foi a intenção do paciente Cézar Vantuir Teixeira, de 53 anos, e seus familiares, ao fixar uma faixa na entrada do Hospital Municipal de Contagem (HMC) homenageando toda a equipe médica que o acolheu e cuidou dele durante o tempo em que esteve internado na unidade.
O gesto, embora pareça simples, traduz o sentimento de muitas famílias em relação a todos que estão atuando há mais de um ano na linha de frente de combate à Covid-19.
Ainda se recuperando em casa, Cézar deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Petrolândia no dia 21 de março e foi transferido para a ala Covid do Hospital Municipal no dia seguinte. “Meu pai fez o teste na farmácia no dia 13 de março. No dia 21, ele começou a ter febre alta, e isso nos preocupou muito”, conta a filha do paciente, Kênia Barcelos Teixeira.
Após dar entrada na UPA, Cézar e a família foram informados de que ele ficaria internado e aguardaria transferência para o hospital. “Assim que o médico atendeu meu pai, viu que o caso era mais sério e ele teria que ficar internado para se cuidar. Confesso que naquele momento todos ficamos mais preocupados ainda, por estarmos acompanhando como a situação estava na cidade, mas graças a Deus meu pai foi transferido”, contou.
Kênia ressalta que desde que deu entrada na UPA até sair do HMC, seu pai teve o melhor tratamento possível, e mesmo com as adversidades, o cansaço, toda a equipe fez de tudo para que ele conseguisse superar a doença. “Primeiramente, tenho que agradecer a Deus, por proteger o meu pai, e depois a todos que cuidaram dele com toda dedicação, que não deram espaço para o cansaço, que nós sabemos que eles estão sentindo”.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, todas as equipes de profissionais das unidades de Saúde de Contagem que estão na linha de frente têm trabalhado diariamente, sem esmorecer, no combate ao vírus que já causou tantas perdas na cidade e, dessa forma, nos mostram como é importante valorizar esses servidores.
“Demonstrar gratidão a esses trabalhadores é uma forma de incentivar e reconhecer a importância desses profissionais que, em meio a essa rotina exaustiva, têm lutado continuamente por todos nós”, disse.
Atendimento humanizado
Por causa do protocolo de combate ao vírus, é proibido que familiares acompanhem os pacientes internados na ala Covid. Por isso, diariamente, os profissionais entraram em contato com a família para passar o boletim do paciente. “Eles entendiam o momento que estávamos passando, as nossas preocupações e faziam tudo para explicar qualquer dúvida por menor que ela fosse. Meu pai não poderia estar em melhores mãos e agradecemos imensamente por isso”, disse a filha.
Enfermeira na ala Covid do HMC, Fabiana Alves Coelho Pereira, cuidou do paciente e agradeceu o carinho e reconhecimento da família. “Para nós que estamos ali trabalhando na linha de frente é super gratificante recebermos esse tipo de homenagem. Em meio a essa pandemia, ficamos emocionados, felizes de ver um paciente indo embora, um paciente que lutou tanto para poder vencer a Covid e que, no final de tudo, ele venceu. Isso nos dá mais força, nos impulsiona a prosseguir e a cuidar melhor dos pacientes que estão lá dentro, continuando essa batalha que nós vivemos a cada dia”, afirma.
Fabiana afirma que o cansaço é uma das consequências da responsabilidade que eles assumiram quando escolheram a profissão. “O cansaço às vezes é nítido, mas é nossa profissão, nós escolhemos estar ali, ao contrário dos pacientes, nenhum deles que está internado escolheu passar por isso. A equipe mesmo cansada com todo trabalho sempre estava a postos para ajudar, para poder tirar as dúvidas. Mesmo nesse momento difícil, todos brincam, conversam, tentando fazer um ambiente leve, um ambiente melhor para que nossos pacientes possam melhorar até receberem alta”, relata.
“Nós brincávamos com o Cézar falando que ele era o paciente mais aplicado que tínhamos ali na ala, ele era um paciente muito disciplinado, divertido, fazia tudo que a equipe pedia para ele fazer e ficamos muito felizes em dar alta para ele, ver que ele conseguiu superar esse vírus”, diz emocionada.
A família do paciente deixou mais uma palavra de agradecimento a toda equipe. “Todos da equipe que atendeu meu pai foram sensacionais e merecem todo o reconhecimento do mundo, eles foram incríveis. Queremos agradecer de todo coração tudo que eles fizeram por ele”, finaliza Kênia.
Repórteres Milla Silva e Vanessa Trotta Fotografia Divulgação