A Prefeitura de Contagem realizou nesta quarta-feira (21/4), data do feriado de Tiradentes, o quarto mutirão de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, o público-alvo foram os idosos com idades acima de 64 e 63 anos. Em apenas um dia, os profissionais da saúde de Contagem imunizaram 7.878 idosos com a dose 1 das vacinas.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou dois locais de vacinação, o Sesc Novo Riacho e a CSU Eldorado, para acompanhar o trabalho dos profissionais. A chefe do executivo comemorou a ação que, mais uma vez, foi um sucesso.
“Quanto mais doses forem chegando, mais poderemos ampliar as idades de vacinação e fazer mutirões para dar celeridade à vacinação em Contagem. O importante é garantir o maior número de pessoas imunizadas em um menor espaço de tempo e, para isso, contamos com a dedicação dos profissionais da saúde para o sucesso nessas ações”, disse Marília.
Para garantir a segurança e o distanciamento social, o horário da vacinação foi dividido ao longo do dia. idosos acima de 64 anos foram vacinados na parte da manhã e os acima de 63 anos na parte da tarde. A medida foi necessária para evitar aglomerações e garantir a segurança e o conforto no processo de vacinação.
A imunização para idosos continua ao longo da semana. Portanto, quem perdeu o dia do mutirão, pode procurar uma unidade de saúde cadastrada para vacinação (confira endereços no link no final da matéria).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que as doses estão garantidas para as faixas-etárias e pede aos idosos para utilizar a máscara, manter o distanciamento social, evitar aglomerações e escolher o melhor dia e horário para se vacinar.
Para ampliar as idades de vacinação a Prefeitura precisa receber mais doses de vacina, que são adquiridas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Governo Estadual.
Vacina Solidária
Desde o dia 12 de abril, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, promove a campanha “Vacina Solidária”. A ação convida o público-alvo da imunização contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível a serem entregues nos pontos de vacinação. Vale ressaltar que a doação não é obrigatória para se vacinar. Ao todo, são oito pontos de vacinação, uma em cada Distrito Sanitário, disponíveis para receber as contribuições.
A prefeita Marília Campos aproveitou as visitas nesta quarta para reforçar a campanha. “Neste momento de crise sanitária e social, é importante que as pessoas contribuam para ajudar a quem necessita. Nós também estamos em diálogo com os setores empresariais para arrecadar cestas básicas e distribuir para essas famílias, por meio do banco de alimentos. Portanto, vacina sim e solidariedade também”, destacou.
O idoso José Tadeu Filho, de 64 anos, se vacinou no Sesc Riacho na manhã desta quarta e aproveitou para doar alimentos à campanha. “Neste momento que o país vive, é necessário que quem possa ajudar, ajude. Pode ser trazendo alguma coisa, mesmo que um pouco, para as pessoas que estão precisando. Além disso, vamos nos vacinar, pois só com a vacina sairemos da pandemia”, disse José Tadeu.
A vacinação continua nesta quinta-feira (22/4), com aplicação da segunda dose para os idosos de 69 anos que tomaram a primeira dose no dia 1º de abril e para a primeira dose para os idosos a partir de 63 anos.
Confira AQUI os locais de vacinação nesta quinta-feira.
Repórter Rafael D’Oliveira
Fotógrafa Janine Moraes