A prefeita de Contagem Marília Campos entregou ao presidente da CeasaMinas Guilherme Brant, e membros das associações e sindicatos locais, o protocolo de prevenção a covid-19 da Campanha “Pacto pela Vida”, nesta terça-feira (2/3), durante visita a central de abastecimento.
O protocolo, além de chancelar a adesão da CesaMinas à Campanha “Pacto pela Vida”, dispõe sobre as regras de funcionamento interno na prevenção ao novo coronavírus. Para dar continuidade as ações dentro da CeasaMinas, a partir de amanhã (3/3), acontecerá a Operação Pacto pela Vida. Durante o mês de março, nas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 4h às 10h, a equipe de mobilização da prefeitura irá ao local para realizar ações de conscientização no horário de maior movimento.
Durante a entrega do protocolo, Marília informou que a Campanha “Pacto pela Vida” segue por toda a cidade. “Com esse protocolo assinado, a central de abastecimento assume a responsabilidade de realizar a mobilização e conscientização preventiva a covid-19 em parceria com a Prefeitura”, afirmou.
A prefeita salientou ainda a importância da implementação do “Pacto Pela Vida” em um lugar de grande movimentação de pessoas para reduzir a taxa de transmissão e reduzir os impactos causados pela pandemia. “Devido a esse grande fluxo diário de pessoas, é importante que façamos uma abordagem não só mobilizando as entidades sindicais e empresariais, mas também a população que aqui fazem as suas compras”, disse.
A CeasaMinas recebe diariamente cerca de 40 mil pessoas. Devido a esse grande movimento, pode se tornar um grande disseminador do vírus.Segundo o presidente da entidade, Guilherme Brant, desde o ano passado, ações de mobilização têm acontecido no local, de modo a orientar as pessoas sobre a importância da prevenção. Ele falou também sobre a adesão da CeasaMinas à Campanha “Pacto pela Vida”. Brant agradeceu o empenho da Prefeitura de Contagem para a criação de políticas sanitárias seguras dentro da empresa, já que a central garante o abastecimento, não só de Contagem, mas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de todo o Estado. “Estamos comprometidos com os comerciantes, carregadores e produtores para realizarmos todas as medidas possíveis para combater a disseminação da covid-19. É importante para garantirmos o cuidado com a vida, o abastecimento e a efetividade do serviço comercial aqui dentro”, relata.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Renda, Renê Vilela, destacou a importância da adesão. “Só é possível enfrentarmos a pandemia e conciliar esse enfrentamento com a manutenção da economia, do emprego e da renda, por meio de um grande trabalho em conjunto. Cada entidade e que cidadão precisa reconhecer que a contribuição dele é decisiva”, finaliza.
O deputado federal Newton Cardoso Jr. parabenizou a iniciativa da prefeitura de promover as ações do “Pacto pela Vida” dentro da CeasaMinas. “Vocês estão no caminho certo para o funcionamento do comércio seguro, cumprindo todas as normas sanitárias necessárias”.
Regras preventivas
De acordo com as novas regras de funcionamento, publicadas no Diário Oficial do Município (DOC) da última sexta-feira (26/1), a central de abastecimento está autorizada a funcionar desde que cumpra as regras de prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral. Dentre as medidas que deverão ser adotadas, está a disponibilização de um profissional para higienizar com álcool em gel, as mãos de frequentadores, clientes, funcionários e fornecedores, além de orientar quanto ao uso de máscaras dentro da unidade. Aferição de temperatura e higienização de alimentos, equipamentos e carrinhos de compras, são alguns cuidados que funcionários e comerciantes deverão adotar no interior da central. Nas praças de alimentação, as regras de distanciamento entre as mesas permanecem as mesmas para bares e restaurantes. No interior de cada loja, permanece limitada a capacidade de pessoas, incluindo funcionários, clientes, respeitando-se o distanciamento mínimo de 5 metros quadrados, com o controle de entrada e saída de pessoas. Acompanharam a visita o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Governo Pedro Amaral; a secretária de Defesa Social Paola Soares; a subcomandante da Guarda Civil Anitta de Carvalho; o deputado federal Newton Cardoso Júnior; e os membros da Associação Comercial do Ceasa (ACCeasa); Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais (APHCEMG); Associação dos Carregadores e Chapas Auton da Ceasa (Ascar); Sindicado dos Carregadores dos Mercados Livres de Produtores e de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (Sindicar).
Confira o protocolo na íntegra: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/doc/5016doc-e-20210226063409.pdf?x=20210301034019.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/50996813596/in/album-72157718492506341/Repórter Milla Silva Fotógrafo Elias Ramos