Em Contagem, as rondas da Patrulha Pacto pela Vida se mostram cada vez mais eficientes no sentido de fiscalizar, orientar proprietários de estabelecimentos e, quando necessário, desmobilizar aglomerações. Além dos órgãos fiscalizadores e dos agentes da Guarda Civil de Contagem e da Polícia Militar (PMMG), a patrulha ganhou um reforço com a entrada da equipe de mobilizadores que, durante as abordagens, orienta e distribui materiais informativos nos quais constam protocolos sanitários que devem ser adotados por todos.
Na última operação, realizada entre os dias 18/2 e 21/2, a patrulha fiscalizou 74 estabelecimentos, interditou seis e multou cinco. “A entrega de materiais impressos sobre a covid-19, em campo, tem se mostrado outro elemento de grande aceitação no qual a população que recebe, tece elogios e se manifesta favorável a colaboração da campanha. Esta iniciativa é bastante produtiva”, destaca o diretor da Guarda Civil de Contagem, Rafael Concesso.
A cada operação é possível notar que o volume de atuação da patrulha vem crescendo, alcançando cada vez mais estabelecimentos e agindo com rigor nos casos em que se verifica reiterados descumprimentos às normas estabelecidas pelo Decreto 004/21. De acordo com Concesso, o número de estabelecimentos fiscalizados vem aumentando se compararmos com os dados do início da operação, em 15/1.
Em janeiro, entre os dias 15 e 17/1, a operação fiscalizou 36 estabelecimentos. Nas duas últimas semanas, esse número cresceu significativamente. Entre os dias 11 e 14/2 foram fiscalizados 85 locais (período em que o carnaval foi suspenso) e entre os dias 18/2 e 21/2, conforme descrito acima, foram 74 abordagens. “O número de estabelecimentos que estão funcionando de forma regular também está evoluindo. O comércio noturno vem adaptando às normas e realizando o seu cumprimento, o que demonstra que as ações, até o momento, se apresentam como eficazes”, avalia o diretor da Guarda Civil.
Desde o dia 15/1, quando a operação foi para as ruas da cidade, até ontem (21/2), a Patrulha Pacto pela Vida fiscalizou 394 e interditou 47 estabelecimentos. A operação é realizada semanalmente, sendo que a cada semana são quatro dias de intervenções, ocorridas sempre às quintas, sextas, sábados e domingos.
Funcionamento permitido
O Decreto 004/21 permite que bares e restaurantes funcionem, de quinta-feira a domingo, até as 23h, com o consumo de bebidas alcoólicas no local, desde que os estabelecimentos cumpram as normas sanitárias. Os restaurantes podem funcionar também de segunda-feira a quarta-feira, até as 15h, sem o consumo de bebidas alcoólicas, mas podem comercializar o produto. Eventos e festas particulares estão proibidos na cidade.