Será realizada na Feira do Amazonas, no próximo dia 28, o processo de eleição da Comissão Paritária, no horário de 9h às 16h. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Regional Industrial, nos dias 23 e 24 de fevereiro, de 9h às 16h. Serão escolhidos sete representantes dos feirantes, sendo um para cada segmento, que vão compor a comissão junto com sete representantes indicados pelo poder público.
O fortalecimento da participação da população na vida da cidade de forma democrática e representativa é uma das apostas da atual administração municipal. No caso da Comissão Paritária os representantes e suplentes para um mandato que vai de 2021 a 2023, serão escolhidos pelo voto direto de seus pares.
Para atender a todos os feirantes, a administração da feira ampliou o horário da votação. Segundo a gerente Mara Ketlen, para concorrer à eleição, o expositor deve ser credenciado, comprovar a função e que está em dia com as obrigações junto ao município. Também não é permitida a participação dos expositores que cumpriram dois mandatos consecutivos nas comissões anteriores.
Serão eleitos sete representantes dos feirantes e seus suplentes, sendo um de cada segmento: decoração, vestuário infantil, vestuário adulto, couro, bijuteria, comidas e bebidas, hortifrutigranjeiros.
Também serão indicados sete representantes do poder público, sendo: um da administração regional; um da Transcon; um da Secretaria de Saúde; um da Secretaria de Cultura; um da fiscalização de Posturas; um da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e um da Secretaria de Desenvolvimento Social, Segurança Alimentar e Agroecologia.
No dia da eleição, também será criada uma comissão eleitoral presidida pela administradora Regional Industrial, Renata Gomes. De acordo com a gerência da feira, qualquer expositor pode acompanhar o processo de votação e de apuração dos votos.
FEIRA É PARTE DA VIDA DA COMUNIDADE
A Feira de Artesanato do Amazonas, registrada como Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem, comemora dia 8 de outubro deste ano o seu 61º aniversário. A feira, antes da pandemia, atraía cerca de 5 mil visitantes todos os domingos, e tem seiscentos expositores cadastrados.
A origem da feira é a união de pequenos produtores hortifrutigranjeiros da região para comercializarem seus produtos, na década de 1960. Após modificações ao longo dos anos, foram incluídos os setores de alimentação, vestuário, bijuterias, calçados e bolsas, decoração e diversos.
Foto: Luiz Henrique Grossi / Arquivo PMC. Feita antes da pandemia, na avenida Alvarenga Peixoto, no bairro Amazonas.