Planejamento, comprometimento e um esforço conjunto para conscientizar e impedir que os estabelecimentos comerciais e a população de Contagem descumpram os protocolos sanitários, essenciais para conter a propagação da Covid-19. Assim foi o último final de semana na cidade, dias 15, 16 e 17/01, na qual uma megaoperação, chamada Patrulha Pacto pela Vida, percorreu todas as regiões, fiscalizando pontos comerciais, especialmente, aqueles com reiteradas violações às regras.
Dos 36 estabelecimentos fiscalizados, apenas sete (7) foram interditados. O balanço dá sinais de que os proprietários estão se adequando às novas regras para evitar uma medida mais rigorosa, que os impeça de abrir. Na orla da Lagoa da Vargem das Flores, cuja utilização está proibida por tempo indeterminado, o movimento foi tranquilo. Não foi observada aglomeração ou qualquer outro tipo de transgressão ao Decreto 004/21.
A fiscalização ocorreu em bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, casas de shows, atividades de festas, eventos e gêneros similares de cunho clandestino na cidade. A Patrulha Pacto pela Vida é integrada por oficiais da Guarda Civil de Contagem e da Polícia Militar, por fiscais de Postura, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente e agentes da Transcon.
De acordo com a secretária municipal de Defesa Social de Contagem, Paola Soares, a Patrulha Pacto pela Vida foi criada para fortalecer as ações de conscientização e fiscalização, de forma educativa, preventiva e, quando necessária, punitiva. “Estamos nos empenhando para que os proprietários de estabelecimentos comerciais e seus frequentadores compreendam a necessidade de aplicação das medidas sanitárias. Nos próximos dias, vamos intensificar o trabalho e a campanha Pacto pela Vida. É importante que tenhamos um comércio consciente e uma sociedade corresponsável para que o número de infectados não aumente”, afirmou a secretária.
Publicado na última terça-feira, (12/01), o Decreto 004/21 permite que o comércio se mantenha aberto, porém, com restrições de horários e desde que atendam às recomendações sanitárias, como uso de máscaras pelos proprietários, funcionários e clientes; higienização das mãos com álcool (70%) e distanciamento. Além disso, os clientes só podem ser servidos sentados. Não é permitida a aglomeração de pessoas.
O regulamento permite que bares e restaurantes funcionem, de quinta-feira a domingo, com o consumo de bebidas alcoólicas no local, desde que os estabelecimentos cumpram as normas sanitárias. Os restaurantes podem funcionar também de segunda-feira a quarta-feira, até as 15h, sem o consumo de bebidas alcoólicas, mas podem comercializar o produto.
Além do decreto, a Prefeitura lançou a Campanha “Pacto pela Vida” com o objetivo de conscientizar as atividades comerciais para o combate à pandemia e a adesão às novas regras. A operação de fiscalização está sendo realizada nesse sentido, com o intuito de garantir o emprego e a renda do cidadão contagense, mas sobretudo, a vida.