“Vai ficar tudo bem”. Com frases assim e emolduradas por desenhos que os profissionais da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Contagem, ganham motivação extra para iniciar os trabalhos diários. Crianças de Contagem e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) têm enviado cartas demonstrando apoio e agradecimento aos profissionais que estão trabalhando na linha de frente de combate à Covid-19. O projeto foi uma iniciativa da direção do Samu Contagem para incentivar os servidores. “Nós estávamos muito preocupados e buscando uma forma de tentar fazer com que todos os funcionários do Samu tivessem um pouco mais de alegria, esperança, fé para trabalhar nesse período”, relata o diretor do Samu Contagem, Moisés Abreu. O projeto foi inspirado em ações parecidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi proposto aos funcionários com crianças na família que elas escrevessem mensagens de carinho direcionadas aos servidores, já que a maioria não pode conviver normalmente com seus familiares em razão da Covid-19. Rapidamente, a notícia do projeto se espalhou nas redes sociais, e o Samu começou a receber cartas de crianças não só de Contagem mas de vários lugares. “Não esperávamos essa proporção que isso tomou. Pensamos que só as crianças de algum funcionário compraria essa ideia, já que eles têm um envolvimento com o Samu e vêem seus familiares saindo diariamente para trabalhar”, afirmou Abreu.
Os profissionais montaram um mural que tem crescido cada dia mais com as mensagens. Quem passa pelo local pode ver o carinho demonstrado pelas crianças. “Assim que o mural foi montado, nós percebemos a alegria dos funcionários quando eles chegam para trabalhar e veem que tem cada vez mais carta. Vêem o incentivo das crianças que têm escrito cartas com palavras do coração. Eu acredito que essas cartas não ajudam só nós, mas dá esperança para essas crianças. Nós também estamos trabalhando por elas, para que elas fiquem seguras”, disse Abreu. O enfermeiro Gleison Sérgio Ferreira, integrante do Samu e pai do pequeno Samuel Ferreira de 6 anos, explica a relação que o filho tem com a sua profissão. “Na cabecinha do meu filho, todos nós somos super-heróis. Tanto que, no desenho dele, ele escreveu: Samu vocês são super-heróis, e desenhou do jeitinho dele uma ambulância e vários bonecos que nos representam, com suas máscaras e capas. Isso é muito gratificante, fiquei muito feliz não só pelo desenho dele, mas de todas as crianças. Quando a gente chega aqui e vê todos esses desenhos, homenagens, esses agradecimentos é um alento, uma força maior para gente continuar trabalhando e vencer a batalha de cada dia, que é atender nossos pacientes”, afirmou. Atendimento a casos suspeito de Covid-19 O Samu Contagem aumentou o número de ambulâncias para o atendimento a pacientes suspeitos de terem contraído o novo coronavírus. Ao todo, dois veículos foram separados exclusivamente para prestar esse tipo de atendimento. Os veículos passam por constante desinfecção para garantir a segurança dos pacientes e dos funcionários.
Segundo o diretor do Samu, há uma equipe de teleatendimento composta por enfermeiros e médicos que prestam orientações por telefone para as pessoas que fazem contato em busca de orientação sobre a doença.