Neste período de pandemia, como medida para conter o avanço do coronavírus, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Contagem está disponibilizando apenas canais virtuais de atendimento. Confira abaixo quais serviços estão disponíveis e como acessá-los.
Carteira de Identidade está sendo emitida só com agendamento: a Carteira de Identidade (primeira via ou demais vias) pode ser emitida por meio dos telefones: (31) 3330-1847 ou 3330-1881. Esse agendamento é feito pelo Instituto de Identificação de Minas Gerais conforme necessidade e urgência, analisada pelo próprio órgão.
As atividades do Posto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais, no prédio da Secretaria de Trabalho e Renda, estão suspensas no modo presencial. Informações complementares ou dúvidas podem ser obtidas por meio do telefone: (31) 3198 - 3017.
Seguro-desemprego: para solicitá-lo, clique aqui. Nest e link, o cidadão poderá requerer o benefício do seguro-desemprego, saber dos documentos necessários, onde e como sacar. Esta solicitação é vinculada ao banco de dados de outros cadastros em que o cidadão está inserido.
Se em algum momento do acesso ocorrer dúvida ou dificuldade para encontrar algum serviço, o cidadão deve se orientar pelo telefone 158 (Alô Trabalho), disponibilizado na página acessada.
O seguro-desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.
Carteira de Trabalho e Previdência Social: todas as unidades físicas ligadas ao Ministério do Trabalho, nas 27 unidades da federação, estão com atendimento presencial suspenso neste período de pandemia.
A Carteira de Trabalho digital pode ser acessada pelo aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Desde setembro de 2019, a CTPS passou a ser emitida apenas de maneira digital (). Este documento, em meio físico (papel) não é mais necessário para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.
Caso o cidadão seja contratado por um empregador que ainda não utiliza o eSocial, ele vai precisar da via física. Caso não a tenha, o cidadão pode solicitar sua emissão (CTPS Física) mediante agendamento (ligue 158 - Alô Trabalho). A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país.
Durante o período em que o atendimento presencial estiver interrompido, a recomendação é para que os trabalhadores busquem o portal de serviços do governo federal: www.gov.br/trabalho ou o telefone 158 (Alô Trabalho).
Plantão trabalhista – para dúvidas ou denúncias em relação ao cumprimento de legislação trabalhista, a referência também é o canal de serviços 158.
SINE
O Sine/Contagem, que funciona dentro da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, também suspendeu os serviços presenciais.
Atendimento ao trabalhador com oferta de vaga de emprego: como o atendimento presencial está suspenso no Sine/Contagem, o trabalhador pode acessar as vagas de emprego pelo aplicativo Sine Fácil. Para saber como instalá-lo, clique aqui .
Captação de vagas junto às empresas: as empresas podem recorrer ao setor de Captação de Vagas por meio do site: https://empregabrasil.mte.gov.br/empresas ou entrar em contato por meio dos seguintes e-mails:
(Marcos) marcos.horta@contagem.mg.gov.br
(Bolivar) bolivar.sine@gmail.com
(Lorena) lorena.costa@gmail.com
(Vilma) vilma.costa@contagem.mg.gov.br
(Filipe) filipe.vieira@contagem.mg.gov.br
O Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão do governo federal - coordenado pelo Ministério da Economia, funciona em parceria com os governos estaduais e municipais.