Diretores de Distritos Sanitários, assessores da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica se reuniram, na terça-feira (18), no Comitê de Arboviroses. O comitê é formado por representante de diversos setores da Secretaria de Saúde e tem o intuito de debater ações para a prevenção, o combate e o tratamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
Devido às fortes chuvas do início do ano e o calor intenso, o comitê está focado em ações para reduzir o impacto das epidemias e monitorar dados buscando reduzir riscos de surtos. Até o mês de fevereiro foram registrados 244 casos suspeitos de dengue, sendo 15 confirmados. Não há casos de Zika vírus e chikungunya).
O superintende de Vigilância em Saúde, José Renato de Rezende Costa, reforça que essa é uma ação que envolve não apenas a saúde. Estamos realizando um trabalho intersetorial com as secretarias de Obras e Educação entre outras.“Convocamos também a população para essa luta, pois cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas casas”, destacou José Renato.
Mutirões de Limpeza
Em conjunto com a Secretaria de Obras e Manutenção Urbana, será realizado, nas oito regionais, mutirões de limpeza. Equipes das duas secretarias irão percorrer as regiões, orientando moradores. Os mutirões recolhem nas áreas mais críticas entulhos que podem se tornar focos do Aedes.
Os primeiros mutirões serão realizas na Regional Vargem das Flores: