Se fosse você o paciente, ficaria satisfeito com seu atendimento?” Esta foi a frase de abertura da palestra sobre "Humanização" realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). Este e outros questionamentos como “Podemos ser melhores?” fizeram parte da apresentação da enfermeira e assessora da diretoria assistencial do IGH, Ceres Moraes.
Ela colocou os colaboradores para pensarem sobre a postura durante o atendimento e o quanto são importantes em suas funções. “O objetivo desta apresentação é fazer o profissional refletir sobre o relacionamento com o outro e motivá-los quanto ao papel importante que cada um exerce dentro da instituição, seja na assistência, na recepção ou na higienização” destacou.
Segundo a enfermeira, a "Humanização" está na sensibilidade, atenção e no cuidado dado ao outro que procura o atendimento médico diante de uma fragilidade na saúde, reconhecendo sua história e respeitando suas diferenças. “Em alguns momentos são gestos simples como ser educado e gentil, chamar o paciente pelo nome ao invés do número do leito em que se encontra. Mas, também, agir com respeito, dedicação e responsabilidade em cada etapa de suas atividades e não ser reativo se a pessoa está impaciente, nervoso ou queixoso” acrescentou Ceres Moraes.
A recepcionista do Centro Materno Infantil, Flávia Queiroz, ficou encantada com a palestra que trouxe muitos exemplos do dia-a-dia e disse que esforça-se ao máximo para fazer o seu melhor como orientado pela palestrante. “Eu me identifico muito com esta postura da Humanização. É importante agirmos com amor para que levemos leveza para quem precisa” comentou.
As exposições aconteceram em horários diferenciados tentando atender o máximo de colaboradores e plantões possíveis. Ao todo, 200 pessoas assistiram ao encontro com enfermeira Ceres.