Fornecer os serviços prestados pela Rede de Saúde a moradores em situação de rua: esse é objetivo do "Consultório na Rua". O programa é uma estratégia dentro da Portaria Nacional de Atenção Básica e que Contagem passa a investir. O atendimento ocorre nas ruas da cidade. Os profissionais de saúde vão até onde a população em situação de rua está e realizam atendimentos.
A equipe, formada por enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e técnico da saúde bucal, leva diariamente o acesso à saúde para população que se encontra em situação de rua, encaminhando - quando necessário - para Atenção Básica, CAPS, urgência e consultas especializadas. “É importante que eles entendam que são pessoas de direitos, que têm as mesmas garantias que os outros cidadãos. Através desse consultório, nós garantimos o acesso deles aos serviços da área de saúde”, destacou a enfermeira do Consultório na Rua de Contagem, Alessandra Marques Leite.
O consultório percorre a cidade através de um mapeamento feito em conjunto com a equipe de assistência social. São atendidas, em média, 70 pessoas por semana. “Os moradores em situação de rua têm os mesmos direitos que qualquer cidadão tem. Queremos garantir essa assistência, criando vínculos e melhorando a condição de vida desses usuários”, finalizou Alessandra.