Quem passar pela Prefeitura de Contagem poderá conferir a exposição “Comunidade Quilombola dos Arturos de Contagem” que está em exibição, neste mês, no hall de entrada, próximo à recepção. A Mostra foi idealizada por Alessandra Lopes, Rotaract Contagem, Luiz Maia e Daphinne Nogueira, e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
A exposição faz parte do projeto “Libertos”, do fotógrafo Luiz Maia. Há tempos, ele acompanha várias comunidades quilombolas. “Busco desenvolver de forma autônoma o projeto, que visa mostrar as diversas maneiras que os descendentes de escravos mantém viva a cultura de seus ancestrais. A cada visita, além das fotos, novas histórias de sobrevivência e lutas são reveladas”, afirma Maia.
A exposição mostra um pouco da rotina da Comunidade Negra Quilombola dos Arturos. “O Luiz quis mostrar um pouco da força quilombola através dos fazeres do dia a dia da comunidade, como a benzição, a alegria e a força da nossa história”, relata a rainha Estrela Guia da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, da Comunidade dos Arturos, Maria Goreth Costa Herédia Luz. O projeto“Libertos” também esteve exposto no Shopping Contagem, durante o mês de novembro, e fez parte da exposição Ubuntu em comemoração ao Mês da Consciência Negra.
Além da exposição, na próxima quinta-feira (12) acontece, no auditório da prefeitura, uma solenidade em homenagem às pessoas que contribuem para a preservação e manutenção da memória de Contagem e de seu patrimônio cultural. No evento serão entregues à Comenda Antônio Maria da Silva – Mestre dos Arturos. Os homenageados serão: José Darci Carvalho (In Memoriam), Hytagiba Carneiro, Miguel Ponsá Bonada e Antônio Jorge Muniz.
. Evento - Comenda Antônio Maria da Silva – Mestre dos Arturos.Data: 12 de Dezembro de 2019 – Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Auditório da Prefeitura de Contagem – Praça Tancredo Neves, nº 200.









