A Guarda Civil de Contagem (GCC) participou da "Operação Sclopets", coordenada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na manhã da última segunda-feira (11), para cumprimento de quinze mandados de busca e apreensão na Vila Francisco Mariano, na regional Nacional. O objetivo da operação foi retirar de circulação armas de fogo.
A GCC participou da operação com o Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e com o Grupamento de Operações com Cães (GOC). Os agentes abordaram veículos e pessoas que transitavam nas proximidades da ação.
A Guarda Civil aprendeu oito aves silvestres e três veículos com irregularidades e documentos em atraso. As aves foram encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e, os carros, para o pátio de apreensões da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).
Apreensão de aves
Em outubro deste ano, após denúncia anônima, a Guarda Civil realizou a apreensão de pássaros silvestres. Ao todo, 61 aves foram localizadas. Os animais estavam em um barracão na Ocupação Guarani Kaiowá (OGK), na Vila Pérola, regional Ressaca, e seriam comercializados ilegalmente. As aves, as gaiolas e os alçapões foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
Disque denúncia da Guarda Municipal de Contagem: 153