A Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou, no último sábado (19), um simulado para capacitar equipes de administração pública e moradores do Bairro Vila São Paulo, regional industrial, para casos de inundações no período chuvoso. A ação preventiva foi realizada em conjunto com a Subsecretaria Municipal de Proteção da Defesa Civil de Belo Horizonte.
Na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, no bairro Vila São Paulo, ponto de encontro para o início do simulado, a população recebeu várias orientações e participou de ações para evitar transtornos durantes as chuvas, como por exemplo, o exercício de fechamento da avenida Teresa Cristina com a colocação de barreiras para evitar o tráfego de veículos entre os bairros Madre Gertrudes e Vila São Paulo. Durante a execução da atividade, pessoas foram orientadas a evitar determinados pontos de alagamento na avenida Tereza Cristina.
Moradora da Vila São Paulo, Márcia Gomes da Costa, mais conhecida como “Tutuca”, ressalta a relevância da ação preventiva para a comunidade que sofre com inundações na região, todos os anos. “É muito importante esse tipo de orientação. Nós precisamos saber como proceder diante de uma situação de risco eminente de chuva”, opinou. Além do treinamento, foi fornecido pela Defesa Civil de Contagem alguns materiais como coletes, botas, capas de chuva, sinalizadores, rádios e apitos para que a comunidade seja alertada sobre o risco da chuva.
“Para evitar o trânsito de pessoas nessas áreas durante a chuva, é importante que a população perceba as placas de sinalização que são instalados, tanto em Contagem quanto em Belo Horizonte, alertando para não transitarem em vias que podem alagar, em caso de chuva forte”, explicou o coordenador da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Samuel Lara. “Ao menor sinal de espelho d'água, as equipes de trânsito de Contagem e BH realizarão fechamento das vias, impedindo que as pessoas, que não possuem essas informações, transite nessas áreas e, assim, sejam resguardados e estejam em segurança", relatou Lara.
Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Coronel Waldir Figueiredo Vieira, o simulado teve o objetivo de prevenir e orientar a população sobre o perigo de transitar em vias alagadas durante uma inundação. "Esse treinamento agrega a integração das forças de Contagem e Belo Horizonte e da comunidade, numa ação preventiva contra os riscos de alagamentos na avenida Teresa Cristina”. Para o subsecretário esse tipo de ação é importante “para que as pessoas possam construir uma percepção de risco e uma cultura de autoproteção e proteção comunitária aqui na cidade”.
Participaram da ação preventiva, a Defesa Civil e Guarda Municipal de Contagem, a Transcon, a Polícia Militar Rodoviária, a concessionária Via 040 e moradores voluntários do Núcleo de Alerta de Chuva, além da Defesa Civil de Belo Horizonte, BHTrans, Centro de Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e a Guarda Municipal de Belo Horizonte.