Com as constantes mudanças no cenário econômico, toda empresa precisa estar em consonância com o fisco e evitar problemas e perda de receita, quando o assunto for tributação. Diante dessa assertiva, a Prefeitura de Contagem, por meio da Programa Contagem Pró-ISO, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), promoveu na última quinta-feira (22), uma palestra com o intuito de orientar como fazer um bom planejamento tributário.
A iniciativa da prefeitura contou com a parceria da Letter Consulting do grupo Alloy Mit Corporation SA, empresa paulista de capital fechado, que atua no desenvolvimento de software de governança, compliance fiscal e tributário.
Segundo o palestrante Letter Consulting, Denis William, cerca de um terço que é faturado por uma empresa, ou seja, da arrecadação vai para o pagamento de tributos. A inexistência de uma verificação minuciosa de quanto está sendo pago pode elevar os percentuais gerando perda de receita. “Se o empresário de alguma maneira não entender as mudanças na legislação tributária e como aplicar a ferramenta de gestão de compliance no seu negócio, fica muito difícil conseguir apurar de forma correta sem prejuízo para a empresa”, relatou o palestrante.
Denis, ainda informou como deve ser o passo a passo para não ter complicações futuras. “Entender todo o processo produtivo, desde o início da cadeia tributária até a formatação do arquivo digital e posteriormente transmiti-lo para a Receita Federal, é preciso ter conhecimento técnico. Fazer uma boa apuração, ter entendimento da legislação e saber aplicar isto em nota fiscal, é de suma importância”, concluiu.
Para a coordenadora do Programa Contagem Pró-ISO, Cristina Romero, esta foi uma ótima oportunidade proporcionada para integrantes dos setores públicos e privados. “Muitas pessoas interessaram pelo tema e estão aqui em busca de conhecimento. Começamos o ano com um ciclo de palestras muito proveitosas. A de hoje foi bem mais específica e com certeza ajudou empresas de vários seguimentos”, relatou.
Em 2018, o Programa Contagem Pró-ISO ampliou os atendimentos criando outros serviços, a exemplo do selo de boas práticas de gestão, que consiste em orientar empresas e prepará-las para que se tornem capazes de manter um ritmo contínuo de atividades no mercado. “Todas as ações do programa, interligadas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, são voltadas para o fomento de negócios de empresas já constituídas bem como os novos projetos que estão por vir", informou Cristina.