Na quarta-feira (11/9) aconteceu no auditório Sest/Senat o encontro do grupo Tabagismo, o primeiro de quatro encontros semanais que tem como objetivo incentivar a suspensão do uso de cigarros. Para participar basta comparecer à UBS Amazonas I (rua José Antunes, nº 58 - bairro Amazonas), com os documentos pessoais.
De acordo com a coordenadora do projeto, Fabiana Barbosa, o encontro tem o poder de conscientizar a população sobre os efeitos do uso do fumo. “Nos encontros todos têm o direito de falar e de serem ouvidos. Podem expressar suas frustrações e vitórias. O grupo motiva uns aos outros”, esclareceu Barbosa. Ela também ressaltou que o grupo de conversa é importante para que o dependente deixe de usar o cigarro. “É um momento muito produtivo. As pessoas são muito sinceras ao falar como estão lidando com o fato de cessar o tabagismo”.
Tabagismo
De acordo com o INCA (Instituição Nacional de Câncer), o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, presente nos produtos à base de tabaco. Os produtos derivados de tabaco podem ser usados de várias formas e todos contêm nicotina. No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado, ou seja, o cigarro. Os produtos que contêm tabaco matam seis em cada dez consumidores. Todos os anos sete milhões de mortes são causadas pelo tabagismo. No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina.
Texto: estagiária Lorena Campos sob supervisão de Lucas Santos