A Secretaria Municipal de Administração (Sead) acaba de criar um Grupo Técnico de Eficiência do Gasto, com 14 integrantes dos diversos setores desta pasta. O objetivo é analisar os processos e gastos realizados com a manutenção da máquina pública, prédios próprios, veículos, atendimentos internos e externos e etc, com cada área de atuação interna, propondo ações que aumentem a qualidade e a eficiência do serviço prestado e/ou a redução de gastos.
Numa primeira reunião com integrantes deste grupo técnico, o secretário de Administração, Adriano Faria – empossado no dia 19 - destacou que a meta é imprimir mais eficiência, reduzir gastos desnecessários e equacionar gargalos típicos desta secretaria, seguindo a mesma linha de prioridades estabelecidas pelo prefeito Alex de Freitas. 'O intuito é que a Sead contribua com a redução de custos, cortando arestas, com a adoção de novas tecnologias, de práticas mais modernas e, também, com a adoção concessão de serviços e parcerias como, por exemplo, as Parcerias Públicas-Privadas (PPPs)", descreve.
“Desde o início desta gestão vem sendo alcançadas melhorias nos setores da educação, saúde, obras públicas na área de mobilidade urbana, além de um grande volume de obras na periferia da cidade. A Sead, que atua em serviços não só para o servidor, mas com um leque de atendimentos ao cidadão e setor privado, também está aberta a contribuir com melhorias de atendimento e redução de gastos, ganhando e somando em eficiência na gestão geral como um todo”, explica Adriano que preside o Grupo Técnico.
Resposta conclusiva e ágil de um serviço
Um dos 14 integrantes do grupo técnico, Luiz Eduardo Caetano Pereira, que atua como diretor de Protocolo e Atendimento, opinou sobre esta linha de gestão conjunta, relatando que “a criação de um grupo assim é inédita. Vem para otimizar os serviços, melhorar as formas de comunicação e informação para que o público que procura pela Sead possa ter resposta mais conclusiva e rápida”.
Segundo informou Caetano, o Protocolo, assim como outros setores da Sead funcionam como “a porta de entrada” para a Prefeitura. Não só para o funcionário público e sua vida funcional, mas é o setor que coordena e presta diversos serviços ao público externo: desde a distribuição de correspondências e documentos, por meio de malotes que seguem para escolas e demais órgãos até a digitalização e arquivamento destes documentos.
A Sead, por meio do Protocolo Geral, também é procurado pelo cidadão, pessoa física e jurídica que precisa requerer um alvará sanitário; uma poda de árvore; a aprovação de um projeto arquitetônico de instalação ou ampliação de uma empresa; pedido da isenção ou de 2ª Via de IPTU, entre outras solicitações. “Trata-se de um importante setor da Sead, que atende um volume de cerca de 1.400 processos por mês no Protocolo Geral (localizado na Sede da Prefeitura), e mais 1.600 processos, aproximadamente, por mês, no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), no Eldorado. Portanto, este é um setor passível de constante modernização, de adequação e de capacitações para seus servidores”, destacou Caetano.